UOL Notícias Notícias
 

03/08/2009 - 08h33

Escolas cristãs do Paquistão fecham por 3 dias após massacre

Islamabad, 3 ago (EFE).- As escolas cristãs do Paquistão ficarão fechadas e de luto por três dias, a partir de hoje, em respeito aos sete fiéis que foram assassinados por muçulmanos no último sábado no nordeste do país, informou à Agência Efe uma fonte da comunidade.

"Estamos muito preocupados, não só os cristãos, mas todas as minorias do Paquistão. As escolas daquelas províncias onde as aulas já começaram ficarão fechadas e de luto por três dias", disse Peter Jakob, membro de uma comissão de defesa dos direitos humanos criada pela Conferência Episcopal paquistanesa.

No último sábado, sete cristãos morreram e 18 ficaram feridos no incêndio de aproximadamente cem casas na cidade de Gojra, na província de Punjab.

Os distúrbios começaram depois que a maioria muçulmana decidiu protestar contra a suposta profanação de uma cópia do Corão por cristãos da localidade, embora estes neguem a acusação.

Nas últimas horas, Gojra foi visitada por vários representados dos Governos regional e federal, entre eles o de Minorias, o cristão Shahbaz Bhatti, que numa entrevista em Islamabad desmentiu a profanação do Corão.

Durante a coletiva, retransmitida pelas TVs paquistanesas, Bhatti criticou a atuação da Polícia durante os distúrbios e admitiu que a situação em Gojra ainda é tensa. Porém, garantiu que seu Governo protegerá as minorias do país.

Ele também anunciou que todos aqueles que perderam suas casas receberão uma indenização de 300 mil rúpias (US$ 3.750) e terão seus imóveis reconstruídos.

As autoridades de Punjab já detiveram dezenas de pessoas supostamente ligadas ao ataque, que está sendo investigado pelas autoridades.

Segundo o Governo, os agressores pertencem a um grupo islâmico conhecido como Sipah-i-Sahaba.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,52
    3,319
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h27

    0,43
    72.737,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host