! Itália se despede de militares mortos em atentado em Cabul - 21/09/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

21/09/2009 - 04h52

Itália se despede de militares mortos em atentado em Cabul

[selo]
Roma, 21 set (EFE).- A Itália se despede hoje com um funeral de Estado solene na Basílica de São Paulo, em Roma, de seus seis militares mortos em um atentado terrorista na quinta-feira passada em Cabul, Afeganistão, no qual ficaram feridos outros quatro soldados e morreram dez civis.

A capital italiana prepara-se para acolher a cerimônia, que acontecerá às 11h local (6h de Brasília) e da qual está previsto que participem altos cargos do Estado, assim como representantes da vida social e esportiva do país, entre eles alguns jogadores do time de futebol da Lazio.

Antes do funeral, as ruas de uma Roma que amanheceu coberta de nuvens ameaçando chuva verão passar o cortejo fúnebre com os caixões que levam os corpos dos seis soldados, que pertenciam ao regimento 183 da Folgore, a brigada de paraquedistas do Exército italiano.

A Itália, e em particular Roma, está dando mostras de sentir uma grande comoção pela morte dos seis soldados (Antonio Fortunato, Roberto Valente, Massimiliano Randino, Davide Ricchiuto, Giandomenico Pistonani e Matteo Mureddu), mortos na explosão de um carro-bomba durante a passagem de seus veículos blindados na frente das dependências da Polícia, próximas à embaixada dos Estados Unidos em Cabul.

O atentado de Cabul gerou na Itália um grande debate político sobre a presença dos 3.200 soldados no Afeganistão, com vozes que, inclusive de dentro do Governo, pedem que os militares voltem para casa para o Natal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host