! Legisladora republicana irá a Honduras para examinar impacto político dos EUA - 01/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

01/10/2009 - 00h31

Legisladora republicana irá a Honduras para examinar impacto político dos EUA

[selo]
Washington, 30 set (EFE).- A legisladora republicana Ileana Ros-Lehtinen anunciou hoje que viajará para Honduras a próxima semana para examinar o que considerou como o impacto negativo da atual política dos Estados Unidos "nas aspirações democráticas do povo hondurenho".

"Estou viajando para Honduras para dirigir minha própria avaliação sobre a situação nesse país e o estado dos interesses norte-americanos por causa do mal conduzido enfoque desta Administração sobre (o líder hondurenho deposto, Manuel) Zelaya" disse Ros-Lehtinen em comunicado.

"Também quero assegurar que o povo hondurenho e o Governo democrático constitucional tenham a oportunidade de contar seu lado da história, levando em conta que a comunidade internacional ignorou a vontade da população hondurenha neste processo," acrescentou.

Ros-Lehtinen, que defendeu ao Governo de facto desde que se suscitou a crise em Honduras há três meses, prevê reunir-se com Roberto Micheletti, presidente designado de Honduras após o golpe de Estado contra Zelaya, com outros funcionários de seu Governo e com pessoas afetadas pelo cancelamento de vistos americanos.

O anúncio de sua viagem acontece em momentos em que o Governo do presidente de EUA, Barack Obama, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e outros líderes da comunidade internacional pressionam ao Governo de facto a que permita a restituição do deposto governante Manuel Zelaya.

A OEA anunciou hoje o envio de uma missão de avançada, que chegará a Honduras na sexta-feira para antecipar os preparativos para a visita de uma comitiva de chanceleres do organismo e seu secretário-geral, José Miguel Insulza, previsivelmente na próxima semana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host