! Bombardeio do Exército colombiano mata pelo menos 30 guerrilheiros das Farc - 02/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

02/10/2009 - 15h46

Bombardeio do Exército colombiano mata pelo menos 30 guerrilheiros das Farc

[selo]
Bogotá, 2 out (EFE).- Entre 30 e 40 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos em um bombardeio do Exército colombiano no departamento de Tolima (sul), confirmou hoje o governador da região, Óscar Barreto.

As primeiras informações sobre o bombardeio foram divulgadas na quinta-feira à noite e hoje Barreto disse à "Caracol Radio" que o ataque aconteceu durante a madrugada, em uma zona conhecida como Planadas, no sul de Tolima, fruto de um trabalho conjunto de várias semanas entre o Exército e a Polícia.

Barreto disse que a estimativa é que entre 30 e 40 guerrilheiros das Farc morreram no ataque, mas esclareceu que durante a manhã de hoje o ministro da Defesa, Gabriel Silva, oferecerá mais dados e confirmará o número exato de vítimas.

O bombardeio afetou um "corredor histórico" das Farc, situado em uma extensa zona de Tolima, na fronteira com o departamento de Valle del Cauca (sudoeste), indicou o governador.

Além disso, detalhou que entre os rebeldes mortos é provável que esteja o conhecido como "Jerónimo", do comando central da guerrilha, muito próximo a seu líder máximo, conhecido como "Alfonso Calo".

Em outro incidente, um militar morreu e outras nove pessoas ficaram feridas, em combates hoje com a guerrilha, em uma zona rural do município de Timbiquí (sudoeste), informaram fontes oficiais.

A Marinha afirmou em comunicado que o conflito ocorreu na madrugada desta sexta-feira em Timbiquí, departamento de Cauca (sudoeste), entre a Infantaria da Marinha e rebeldes da frente 60 das Farc.

Ao detectar a presença dos guerrilheiros, as tropas reagiram e houve uma troca de tiros na qual o militar Miguel Carey foi atingido e morreu.

"No enfrentamento, foi ferido um suboficial e seis infantes da Marinha, que estão sendo atendidos por pessoal médico especializado", assinalou o comunicado.

Os disparos que atravessaram o rio Timbiquí também produziram ferimentos leves em dois civis, que se recuperam satisfatoriamente, segundo fontes médicas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host