UOL Notícias Notícias
 

07/10/2009 - 08h30

Abkházia convoca eleições presidenciais para 12 de dezembro

Moscou, 7 out (EFE).- O Parlamento da região separatista georgiana da Abkházia convocou nesta quarta-feira eleições presidenciais para o dia 12 de dezembro, primeiro pleito desde que a Rússia reconheceu sua independência, em agosto de 2008.

"O presidente da Abkházia pode ser eleito por cidadãos da região que tenham nacionalidade e que dominem a língua", aponta a resolução parlamentar, divulgada pela agência russa "Interfax".

Por isso, não terão direito ao sufrágio os georgianos residentes na região, além dos refugiados da Geórgia expulsos após a guerra entre o país e a Abkházia, entre 1992 e 1993.

Para votar "deve-se ter pelo menos 35 anos e não mais de 65, e viver de maneira permanente no território da Abkházia pelo menos cinco anos antes do dia das eleições", acrescenta a nota.

Segundo a Constituição separatista, o presidente não pode exercer o cargo durante mais de dois mandatos consecutivos, de cinco anos cada um.

O atual presidente da Abkházia, Sergei Bagapsh, de 60 anos, que foi eleito em janeiro de 2005, anunciou sua intenção de se candidatar à reeleição.

Por enquanto, ainda não se sabe se outros políticos separatistas, como o ministro de Assuntos Exteriores, Sergei Shamba, que concorreu nas eleições anteriores, se candidatará nestas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,20
    3,898
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h56

    0,17
    88.265,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host