! Israel retira restrições na Esplanada das Mesquitas após semana de tensão - 11/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

11/10/2009 - 06h36

Israel retira restrições na Esplanada das Mesquitas após semana de tensão

[selo]
Jerusalém, 11 out (EFE).- Israel retirou todas as restrições impostas aos palestinos para acesso à Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, após uma semana de calma tensa e alguns confrontos de menor importância no final de semana.

As restrições da Polícia israelense impostas na sexta-feira passada afetavam principalmente os homens muçulmanos com menos de 50 anos, que nos últimos dias não podiam ter acesso aos santuários do islã na Esplanada.

Também não podiam fazê-lo turistas estrangeiros nem israelenses judeus, que consideram sagrado o local e o conhecem como Monte do Templo.

Israel impôs as restrições por ocasião dos tradicionais orações da sexta-feira, dia de descanso para os muçulmanos, e depois que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) declarou dia de greve geral para protestar contra a judaização de Jerusalém Oriental.

Além disso, diferentes grupos islamitas palestinos declararam na sexta-feira o "Dia da Ira", o que fez prever distúrbios durante as orações, que finalmente se limitaram a incidentes menores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,55
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h33

    -0,38
    75.318,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host