! Ex-porta-voz de braço político da ETA é detido na Espanha - 13/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

13/10/2009 - 15h25

Ex-porta-voz de braço político da ETA é detido na Espanha

[selo]
Madri, 13 out (EFE).- Arnaldo Otegi, ex-porta-voz do Batasuna, o braço político da ETA, foi detido hoje junto com outras pessoas em uma operação policial no País Basco, informaram fontes da luta antiterrorista.

A detenção aconteceu por ordem do juiz da Audiência Nacional espanhola Baltasar Garzón, para evitar a reconstrução da direção dessa legenda, ilegalizada pela Justiça espanhola em 2003.

Na operação, foram detidos, além de Otegi, Rufino Etxeberria; o líder do sindicato LAB, Rafael Díez Usabiaga; Sonia Jacinto, Miren Zabaleta e José Manuel Serra.

As mesmas fontes indicaram que a nova direção do Batasuna atuava sob as instruções da ETA.

As detenções ocorreram após uma reunião que teve a participação dos detidos em uma sede sindical na cidade de San Sebastián, onde se reuniam ultimamente.

Otegi permaneceu preso por 15 meses após ser detido em 8 de junho de 2007 pelo crime de enaltecimento do terrorismo, por participar em dezembro de 2003 de uma homenagem ao membro da ETA José Miguel Beñaral.

O Batasuna foi ilegalizado em 17 de março de 2003 pela Corte Suprema espanhola em virtude da Lei de Partidos vigente desde 2002 na Espanha e que contempla a proibição das formações políticas que apoiem ou amparem o terrorismo.

A ilegalização foi avalizada em 30 de junho pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

No caso do Batasuna, foi considerado que fazia parte do círculo da ETA, organização surgida há mais de 40 anos no País Basco e que assassinou mais de 850 pessoas em sua busca pela independência dessa comunidade autônoma do norte da Espanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    -0,84
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h53

    0,37
    70.267,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host