! Diálogo em Honduras continua suspenso enquanto os lados esperam propostas - 21/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

21/10/2009 - 23h48

Diálogo em Honduras continua suspenso enquanto os lados esperam propostas

[selo]
Tegucigalpa, 21 out (EFE).- O diálogo que mantêm as comissões do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e do Governo de facto completou hoje cinco dias de estagnação, com ambas delegações reivindicando uma proposta da outra parte para seu reatamento.

A comissão de diálogo do líder interino, Roberto Micheletti, indicou em um breve comunicado que continua esperando uma "contraproposta" da representação de Zelaya, da qual, assinala: "não recebemos comunicação em 48 horas".

Por sua parte, Víctor Meza, membro da comissão do deposto governante, disse a jornalistas que o diálogo se retomará quando a delegação de Micheletti faça "uma proposta que seja séria, que mereça ser considerada".

"Agora eles tem que fazer uma proposta nova. Ainda não a fizeram, tomara que façam, porque estamos dispostos a recebê-la", afirmou Meza.

Em outro comunicado, a Chancelaria do Governo interino acusou Zelaya de não atuar de boa fé na mesa de diálogo.

"O governante destituído, seus colegas e sua comissão negociadora não atuam de boa fé", ressalta a declaração.

Acrescenta que "por um lado assinam acordos mas, por outro, lançam denúncias contra o Governo (de Micheletti) e pedem a aplicação de mais e maiores medidas discriminatórias contra Honduras e seu povo".

O Governo de Micheletti acrescentou que "não promove o escândalo internacional, acertou 95% do acordo que foi reconhecido pelos parceiros do ex-governante e, além disso, fez propostas razoáveis, sérias e construtivas para resolver os 5% restante".

Zelaya completou hoje um mês na embaixada do Brasil, onde exige sua restituição no poder que lhe foi retirado no golpe de 28 de junho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host