! Oito iranianas e 2 homens são detidos na Indonésia por tráfico de drogas - 21/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

21/10/2009 - 08h07

Oito iranianas e 2 homens são detidos na Indonésia por tráfico de drogas

[selo]
Jacarta, 21 out (EFE).- A Polícia indonésia deteve no aeroporto de Jacarta oito iranianas suspeitas de tráfico de drogas, que estavam com o tradicional véu muçulmano, para não levantar suspeitas, e dois homens, disseram hoje fontes policiais.

Os dez detidos estavam com uma carga de drogas no valor de US$ 12,5 milhões, formada por 27 quilos de metanfetamina cristalizada e 23 litros desta droga líquida.

O responsável de Alfândegas do aeroporto, Anwar Suprijaldi, disse que as detidas vestiam roupas tradicionais islâmicas para "enganar os policiais, porque, em um país como a Indonésia (a nação com mais muçulmanos do mundo), as mulheres que usam véu preto são consideradas "boas".

É a primeira vez que as autoridades indonésias descobrem mulheres com essa vestimenta traficando drogas.

As substâncias estavam camufladas dentro de vasilhas de plástico para comida e garrafas de líquido para higiene pessoal dentro da bagagem de mão dos detidos, mas a forma estranha dos pacotes chamou a atenção dos agentes.

Suprijaldi disse que é o maior carregamento apreendido neste aeroporto e explicou que os detidos chegaram em voos da Malásia, Síria e Catar entre segunda-feira e ontem.

Um dos dez detidos está internado no hospital após uma suposta tentativa de suicídio.

Duas pessoas foram detidas há dois meses no mesmo aeroporto por tentar introduzir no país um carregamento de heroína camuflado em um exemplar do Corão A legislação indonésia prevê a pena de morte para a pessoa declarada culpada de tráfico de drogas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host