UOL Notícias Notícias
 

21/10/2009 - 09h03

Premiê chinês viaja à Tailândia para impulsionar comércio China-Asean

Pequim, 21 out (EFE).- O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, viajará esta semana a Tailândia para assistir à cúpula Asean+3, na qual um dos temas centrais será a área do livre-comércio entre China e Sudeste Asiático que será ampliada completamente em 2010, destacaram hoje, em Pequim, membros da delegação chinesa.

A cúpula na localidade tailandesa de Hua Hin entre os líderes dos dez países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), China, Japão e Coreia do Sul será a última antes da plena implementação dessa zona de livre-comércio, iniciada em 2002.

"Com seu pleno estabelecimento, serão alcançados níveis nunca antes vistos de integração econômica", disse hoje, em entrevista coletiva, Zhang Kening, conselheiro do ministro do Comércio da China, após lembrar que o Produto Interno Bruto (PIB) dos membros da área já supera US$ 3 trilhões.

Mais de 1,9 bilhão de pessoas vivem na China e nos países do Sudeste Asiático, o que a transforma na maior zona de livre-comércio do mundo, e, segundo os analistas, em uma ferramenta-chave para os planos de desenvolvimento do gigante chinês.

Nas reuniões em Hua Hin, Wen e os outros líderes da Ásia Oriental também discutirão "medidas ativas contra a crise" e repassarão os resultados das políticas de estímulo tomadas por cada nação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,08
    3,759
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    -0,09
    96.009,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host