! Exército paquistanês conquista ponto estratégico em ofensiva no Waziristão - 24/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

24/10/2009 - 06h47

Exército paquistanês conquista ponto estratégico em ofensiva no Waziristão

[selo]
Islamabad, 24 out (EFE).- O Exército paquistanês tomou o controle de uma cidade "estratégica" na região tribal do Waziristão do Sul, no noroeste do Paquistão, uma semana depois do início de sua operação em grande escala contra a insurgência talibã, informou hoje a Efe uma fonte militar.

"As tropas asseguraram o controle da estratégica cidade de Kotkai nas últimas horas", se limitou a dizer o porta-voz do Exército Basir Haider, que recusou oferecer mais detalhes.

Esta localidade era considerada um importante reduto radical na região, que faz fronteira com o Afeganistão e é o lugar onde nasceram tanto o líder dos talibãs paquistaneses, Hakimula Mehsud, como o líder insurgente Qari Hussain, instrutor de terroristas suicidas.

As tropas mantinham intensos combates há dias na área, na qual tinham capturado várias posições próximas em seu avanço desde a frente sudeste.

O comando militar paquistanês assegurou durante esta semana que suas forças tinham destruído as casas de Mehsud e Hussain em Kotkai.

Desde o início da ofensiva no Waziristão, pelo menos 142 insurgentes e 20 soldados morreram nos enfrentamentos, segundo cálculos militares que carecem de comprovação independente e não incluem vítimas civis.

No entanto, porta-vozes talibãs citados pela imprensa paquistanesa rebaixam consideravelmente os números de baixas em seu bando oferecidas pelo Exército e asseguram que há muitas vítimas inocentes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host