! Tribunal avalia provas sobre suposto plano de atentado no Egito - 24/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

24/10/2009 - 12h29

Tribunal avalia provas sobre suposto plano de atentado no Egito

[selo]
Cairo, 24 out (EFE).- O Tribunal da Segurança do Estado do Egito examinou hoje várias provas materiais entregues pelas forças de segurança e pela Procuradoria egípcias, que supostamente incriminam um grupo de 30 pessoas acusadas de planejar atentados no Egito.

A acusação é dirigida contra 18 egípcios, cinco palestinos, dois libaneses e um sudanês, detidos no ano passado, com exceção de um libanês e três egípcios que estão foragidos da Justiça, informou a agência oficial egípcia "Mena".

O juiz, que fixou para a próxima quarta-feira a terceira sessão do processo, teve acesso a documentos de identidade e passagens de avião que os detidos usaram em viagens de ida e volta ao Líbano e outros países, afirma a agência.

A Procuradoria também apresentou documentação de carros usados pelos acusados, vinculados ao grupo libanês Hisbolá, e fitas de vídeos dos lugares em que os processados foram detidos, assim como dos apartamentos que teriam alugado no Egito para acompanhar o tráfego naval pelo Canal de Suez.

Além disso, o magistrado pôde observar nesses vídeos - preparados pela Procuradoria - túneis que os detidos cavaram para usá-los no contrabando de armas e para entrar ilegalmente no Egito a partir da Faixa de Gaza, indica a "Mena".

A defesa dos acusados pediu ao tribunal para determinar uma data para examinar essas provas com a ajuda de aparelhos técnicos, copiar a documentação exibida, e ouvir os depoimentos das testemunhas da acusação.

A primeira sessão do julgamento foi realizada em agosto do ano passado.

Os detidos são acusados de formar um grupo que supostamente espionou para o Hisbolá entre 2005 e 2008 para cometer atentados contra o setor turístico e os navios que cruzam o Canal de Suez.

A Procuradoria acusa os detidos, entre outros, de fabricar artefatos explosivos e entregar informação ao Hisbolá sobre lugares da Península do Sinai que costumam ter turistas israelenses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,44
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    0,14
    76.390,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host