! Governador de Bagdá pede renúncia de ministro do Interior após atentados - 27/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

27/10/2009 - 10h39

Governador de Bagdá pede renúncia de ministro do Interior após atentados

[selo]
Bagdá, 27 out (EFE).- O Governo de Bagdá pediu hoje a renúncia do ministro do Interior, Jawad Bulani, e do chefe das operações de segurança da capital, general Abud Konbur, após os atentados do domingo, quando 155 pessoas morreram e cerca de 500 ficaram feridas.

Em entrevista coletiva, o governador de Bagdá, Salah Abdel Razak, disse que o conselho da província votou nesta manhã a favor da proposta de exoneração de Bulani e Konbur, decisão que já foi transmitida ao Governo iraquiano.

No domingo passado, dois caminhões-bomba explodiram em frente ao edifício do Governo de Bagdá, próximo ao hotel Al Mansur, e nas proximidades do Ministério da Justiça, no bairro de Al Salehiya, no maior atentado com vítimas fatais registrado em dois anos.

Razak disse que houve negligência clara pelas Forças de Segurança, permitindo que terroristas efetuassem os ataques.

Sobre como ocorreram os atentados, Razak considerou que é possível que os caminhões utilizados tivessem chegado pelo bairro de Al Salehiya, o que significa que passaram por diversos postos de controle antes de chegar aos lugares das explosões.

"Se o caso for este, é preciso punir os responsáveis pelos postos de controle diante de um tribunal militar", acrescentou Razak.

O governador de Bagdá não descartou que os veículos tivessem sido carregados com bombas no bairro de Al Salehiya, em uma demonstração "da fragilidade dos serviços de inteligência iraquianos", segundo ele.

Razak pediu aos responsáveis pela segurança iraquiana que deixem a chamada zona verde, no centro de Bagdá e se dediquem à proteção dos cidadãos.

Em comunicado divulgado hoje na internet, o Estado Islâmico do Iraque, um conglomerado de grupos terroristas vinculado à Al Qaeda, assumiu a autoria do duplo atentado de Bagdá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host