! Oficiais e agentes de segurança são detidos por atentados no Iraque - 29/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

29/10/2009 - 08h14

Oficiais e agentes de segurança são detidos por atentados no Iraque

[selo]
Bagdá, 29 out (EFE).- As autoridades iraquianas detiveram nas últimas horas 11 oficiais e 50 efetivos das forças de segurança para serem interrogados sobre o massacre de domingo, informaram hoje fontes militares.

As detenções foram divulgadas na televisão iraquiana pelo porta-voz do Comando de Operações de Bagdá, Qasim Atta Moussawi, que disse que os oficiais detidos têm diferentes categorias.

Nos atentados de domingo, em frente à sede do Governo de Bagdá e diante do Ministério da Justiça, 155 pessoas morreram e cerca de 500 mais ficaram feridas.

"Os oficiais e os agentes serão submetidos à investigação de um comitê criado para identificar e punir os culpados", acrescentou o general Atta.

A dupla explosão do domingo foi a mais grave registrada no Iraque nos últimos dois anos. As bombas estavam dentro de dois caminhões dirigidos por terroristas suicidas, que conseguiram passar pelos controles que costumam existir para chegar à capital iraquiana.

As bombas explodiram perto da Zona Verde, a área mais segura do país, que conta com medidas de segurança especiais e na qual se encontram sedes de embaixadas e de outros ministérios.

O Estado Islâmico do Iraque, um conglomerado de grupos terroristas vinculado à Al Qaeda e criado em outubro de 2006, assumiu a autoria do ataque.

Além disso, fontes do Ministério do Interior disseram que um civil morreu hoje e outros dois ficaram feridos devido à explosão de um carro-bomba dirigido por um suicida na passagem de uma patrulha de soldados dos EUA na cidade de Baquba, ao nordeste de Bagdá.

Não há informações sobre os possíveis ferimentos sofridos pelos soldados americanos, e as fontes oficiais iraquianas só afirmaram que os veículos foram danificados pela bomba.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h10

    0,06
    3,138
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h14

    -0,16
    75.869,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host