! Micheletti aceita que Congresso opine sobre restituição de Zelaya - 30/10/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

30/10/2009 - 03h12

Micheletti aceita que Congresso opine sobre restituição de Zelaya

[selo]
Tegucigalpa, 29 out (EFE).- O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, anunciou nesta quinta-feira que autorizou seus representantes a assinarem o acordo que dá ao Congresso a tarefa de se pronunciar sobre a restituição ao poder do deposto Manuel Zelaya.

"Meu Governo decidiu apoiar uma proposta que permite um voto no Congresso Nacional, com uma opinião prévia da Corte Suprema de Justiça, para retroceder todo o Poder Executivo de nossa nação anterior a 28 de junho de 2009", disse Micheletti em declaração lida para a imprensa na Casa Presidencial.

"Há alguns minutos autorizei minha equipe negociadora a assinar um acordo que marque o início do final da situação política do país", completou.

O presidente interino exigiu que os representantes de Zelaya apoiem o novo acordo, sem "desculpas" e sem "jogos políticos". "O povo hondurenho reivindica um acordo final e esta é a oportunidade para alcançá-lo", afirmou.

A declaração do líder golpista foi divulgada mais de dez horas depois de retomado o diálogo entre ambas as partes, após quase uma semana de suspensão por diferenças sobre a volta de Zelaya ao poder.

Com a presença de representantes dos Estados Unidos e da Organização dos Estados Americanos (OEA), as delegações se reuniram para analisar a proposta relacionada a transferir ao Congresso a decisão sobre o retorno do líder deposto à Presidência.

Micheletti lembrou que os outros pontos em negociação, como um Governo de reconciliação, rejeição à anistia política, verificação internacional, uma comissão da verdade e reconhecimento das eleições de novembro, entre outros, já foram assinados pelas duas partes antes do diálogo desta quinta.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host