! Confrontos na Somália já mataram 35 desde sábado - 02/11/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

02/11/2009 - 15h23

Confrontos na Somália já mataram 35 desde sábado

[selo]
Mogadíscio, 2 nov (EFE).- Pelo menos 35 pessoas morreram nas regiões central e sul da Somália nos confrontos ocorridos desde sábado entre diversas milícias e entre estes grupos e tropas do Governo.

As cidades de Baladweyn e Tieglow, na região central, serviram de palco dos combates mais sangrentos. Apenas nesta área do país, houve 22 mortos.

Em Baladweyn, tropas do Governo enfrentam milicianos radicais islâmicos do grupo Hezb al Islam.

Já em Tieglow, a 90 quilômetros ao sul de Baladweyn, os milicianos do Hezb al Islam enfrentam seus antigos aliados do Al Shabab, grupo ligado à Al Qaeda.

Na região autônoma de Puntlândia, no norte, pelo menos oito pessoas morreram em combates entre milícias locais.

Também no norte, na região de Sool, pelo menos cinco integrantes do alto escalão do Governo local, entre eles seu chefe militar, morreram em um atentado com bomba no centro da cidade de Losanod.

Um suposto porta-voz do Al Shabab na Somalilândia, outra região autônoma do norte, assumiu a autoria do atentado contra as autoridades regionais.

Segundo a organização de defesa dos direitos humanos Elman Peace Center, sediada em Mogadíscio, desde sábado, os confrontos na Somália deixaram pelo menos 35 mortos e 175 feridos.

"A maioria dos mortos é de gente inocente", disse Ali Yassin Ghedi, representante da entidade, durante entrevista coletiva em Mogadíscio.

A partir de janeiro, Al Shabab e Hezb al Islam intensificaram sua luta comum contra o Governo de transição liderado pelo presidente somali, Sharif Sheikh Ahmed, apoiado pela comunidade internacional, e a missão militar da União Africana (Amisom, na sigla em inglês) que o respalda.

No entanto, nos últimos dois meses, os dois grupos se enfrentaram entre eles pelo controle de algumas cidades.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host