UOL Notícias Notícias
 

05/11/2009 - 05h36

ONU ordena evacuação de pessoal estrangeiro no Afeganistão por segurança

Cabul, 5 nov (EFE).- A missão da ONU no Afeganistão ordenou a evacuação temporária de parte de seus trabalhadores estrangeiros por motivos de segurança, informou hoje a Efe seu porta-voz, Aleem Siddiqui.

Siddiqui explicou que a medida, que se aplicará nos próximos dias, afetará cerca de 600 empregados estrangeiros, dos que alguns serão realocados dentro do país e outros enviados a outros destinos fora do Afeganistão.

O porta-voz disse que missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) dispõe de cerca de 5 mil trabalhadores, dos que 80% são afegãos.

A medida se adotou depois que no último dia 28 de outubro cinco empregados do organismo internacional perdessem a vida e outros nove ficassem feridos em um atentado contra a casa de hóspedes em viviam em Cabul.

"Não vamos a nenhum lugar. Levamos mais de meio século no Afeganistão e os programas continuam. Evidentemente os recentes eventos trágicos nos forçam a revisar a segurança", assegurou o porta-voz.

Em comunicado, a ONU disse hoje que o organismo está "dando passos adicionais para reduzir os riscos de seu pessoal nacional e internacional" no Afeganistão.

Na sede das Nações Unidas, a porta-voz do organismo, Michèle Montás, manifestou ontem que os responsáveis de segurança revisariam todos os aspectos relacionados com as medidas de proteção com as quais conta a organização mundial no país asiático.

"A missão da ONU está examinando os mecanismos de segurança em Cabul e outras partes do país, com o objetivo de reforçar a proteção das instalações das Nações Unidas e suas casas de hóspedes", declarou Montás em entrevista coletiva.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu na segunda-feira com o presidente eleito, Hamid Karzai, em Cabul e lhe pediu que as forças de segurança afegãs contribuam para aumentar a segurança nas instalações da organização.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,69
    3,853
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h24

    -1,93
    100.092,95
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host