! Candidato independente desiste de eleições em Honduras - 09/11/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

09/11/2009 - 17h00

Candidato independente desiste de eleições em Honduras

[selo]
Em Tegucigalpa
O candidato independente de esquerda à Presidência de Honduras, Carlos Reyes, desistiu hoje formalmente de sua candidatura para não "legitimar" o golpe de Estado contra Manuel Zelaya, ao considerar que "já acabou" o tempo para a restituição do governante deposto.

"Para nós, participar das eleições significa que vão cometer fraudes e que vamos legitimar o golpe de Estado", disse Reyes a jornalistas ao comparecer ao Tribunal Superior Eleitoral hondurenho (TSE).

Segundo o agora ex-candidato presidencial, o pleito representará "a continuidade dos golpistas no poder por meio de qualquer um dos dois candidatos dos partidos tradicionais".

Em uma pesquisa publicada há duas semanas, Reyes aparecia em terceiro lugar, com 4% das intenções de voto. Sua decisão de desistir de disputar a Presidência hondurenha foi tomada ontem depois de consultar o movimento que o apoia.

"Em vista do esgotamento do tempo que nós considerávamos para tal restituição (de Zelaya), consideramos que todas essas circunstâncias nos obrigam a renunciar da nossa participação nas eleições de 29 de novembro", diz o comunicado apresentado às autoridades eleitorais de Honduras.

Para Reyes, "não há condições constitucionais" para eleições livres, já que, por causa do golpe de Estado, "o Exército está intrometido em tudo, há repressão em todo o país" e "todas as instituições do Estado estão sendo manuseadas não só pelos militares, mas pelos golpistas".

"Participar das eleições significa nos juntar à estratégia dos golpistas", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host