! Chávez diz que reconhecimento de eleições em Honduras é "asqueroso" - 26/11/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

26/11/2009 - 01h29

Chávez diz que reconhecimento de eleições em Honduras é "asqueroso"

[selo]
Caracas, 25 nov (EFE).- A decisão de reconhecer como válidas as próximas eleições em Honduras por parte dos Estados Unidos e de alguns governos "direitistas" da América Latina é uma "coisa asquerosa", disse hoje o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

"O governo do prêmio Nobel da Paz (o americano Barack Obama) disse que vai reconhecer as eleições de Honduras. Que coisa asquerosa!", disse Chávez depois de despedir ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, quem hoje visitou Caracas.

"Olha que farsa. Como podem celebrar eleições democráticas com os militares na rua, em um país sitiado?", perguntou o governante venezuelano. "Essas eleições as reconhecerão os governos de direita, que estão subordinados ao que diga o império, mas os governos livres não reconheceremos. Não vamos reconhecer", assinalou Chávez.

O presidente acrescentou que os países latino-americanos "livres" não vão "descansar até que em Honduras reine a democracia e deixe de estar em mãos de um grupo de ricos subordinados aos interesses dos Estados Unidos". Também considerou que os militares hondurenhos "estão atuando como tropas estrangeiras que invadiram o país".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host