! Rasmussen espera "aumento substancial" de tropas no Afeganistão - 01/12/2009 - EFE
UOL Notícias Notícias
 

01/12/2009 - 22h55

Rasmussen espera "aumento substancial" de tropas no Afeganistão

[selo]
Bruxelas, 2 dez (EFE).- O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, disse hoje que espera um "aumento substancial" de tropas dos demais países com soldados no Afeganistão após o anúncio neste sentido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Esta missão não é só dos EUA", afirmou Rasmussen em uma declaração emitida após o anúncio de que mais 30 mil soldados americanos serão enviados ao Afeganistão.

Para o secretário-geral da Otan, o enfoque geral que Obama apresentou para a ação no Afeganistão "é uma estratégia política mais ampla para o sucesso" da operação.

Por isso, considerou que, entre as novas contribuições de tropas "de toda a Otan" e o novo enfoque estipulado por todos os países que fazem parte da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês), haverá "um novo impulso" para a missão durante 2010.

Rasmussen elogiou a decisão de Obama de enviar mais tropas e de iniciar um novo marco para o conflito no Afeganistão, o que mostra a "determinação" do presidente americano.

Os ministros de Assuntos Exteriores da Otan e dos países não aliados com tropas no Afeganistão terão reuniões em Bruxelas nesta quinta-feira e sexta-feira para debater o envio de mais tropas para a Isaf, que conta atualmente com 71 mil soldados de 43 países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h19

    -0,38
    3,132
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host