UOL Notícias Notícias
 

14/10/2010 - 14h27

Furacão "Paula" perde força em Cuba e se transforma em tempestade tropical

Havana, 14 out (EFE).- O furacão "Paula" perdeu força em sua passagem por Cuba e se transformou hoje em tempestade tropical com ventos máximos de 110 km/h e chuvas intensas, que afetam principalmente a região ocidental da ilha.

Segundo as últimas informações do Instituto de Meteorologia (Insmet) cubano, às 12h no horário local (13h de Brasília) o centro de "Paula" se situava a cerca de 170 quilômetros ao oeste-sudoeste de Havana e se deslocava pela costa norte de Cuba a uma velocidade de 9km/h.

O Insmet prevê que entre as próximas 12 e 24 horas o fenômeno continuará perdendo força gradualmente.

O chefe de Previsões do Insmet, José Rubiera, declarou à Agência Efe que o fenômeno ainda virá acompanhado de chuvas e ventos que podem ser fortes e que, após a tempestade, uma frente fria se aproximará de Cuba, deixando temperaturas agradáveis na ilha, destacou Rubiera.

Perante a proximidade de "Paula", vários territórios do ocidente cubano se encontram em alerta desde quarta-feira, especialmente em Pinar del Río, província que há dois anos foi atingida por dois dos três furacões que castigaram a ilha em 2008 e que provocaram prejuízos calculados em US$ 10 bilhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    4,119
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,27
    104.728,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host