UOL Notícias Notícias
 

08/11/2010 - 08h33

Obama oferece ajuda dos EUA para resolver disputa pela Caxemira

Nova Délhi, 8 nov (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta segunda-feira que os Estados Unidos estão dispostos a desempenhar "qualquer papel" que a Índia e o Paquistão considerem "apropriado" para solucionar a disputa pela Caxemira e disse estar confiante de que os dois países retomarão o diálogo.

Em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, ao final de um encontro em Delhi, Obama expressou sua "esperança" de que o Paquistão e a Índia encontrem mecanismos para resolver suas disputas, entre elas a da Caxemira.

"Os EUA não podem impor uma solução para este problema", afirmou o governante americano, acrescentando que ficaria contente em desempenhar qualquer papel que as partes considerem apropriado para "diminuir a tensão" pela região.

A Índia vem rejeitando qualquer mediação internacional na questão da Caxemira, um território que disputa com o Paquistão desde sua independência em 1947 e que já foi motivo de duas guerras entre os países.

Singh se limitou a revelar que a Índia "não tem medo" de abordar todos os assuntos pendentes com o Paquistão, incluindo a Caxemira. "Um Paquistão forte, pacífico e estável está no interesse da Índia", declarou.

Mas o primeiro-ministro reiterou a postura oficial de seu Governo nos últimos dois anos, ao lembrar que o diálogo não pode ocorrer enquanto, "simultaneamente, o terrorismo continue tão ativo como antes".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,26
    4,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h26

    0,46
    104.817,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host