UOL Notícias Notícias
 

10/06/2011 - 09h14

ONU denuncia abusos sexuais cometidos por forças de Kadafi

Genebra, 10 jun (EFE).- Os estupros fazem parte dos abusos cometidos pelas forças de Kadafi, denunciou nesta sexta-feira a representante especial do secretário-geral da ONU para questões de violência sexual, Margot Wallström.

O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno Ocampo, denunciou nesta semana que o regime do líder líbio, Muammar Kadafi, comprou grandes quantidades de viagra e produtos derivados para distribuir entre os soldados e incitar os abusos sexuais.

Em relação a isso, Margor afirmou ter recebido informações críveis de diversas organizações e agências da ONU com presença na Líbia sobre casos de estupros, mas reconheceu que a equipe que ela dirige "não conta com capacidade operacional" no terreno, de modo que depende de informações de terceiros.

Explicou que o principal obstáculo para compilar a informação é que "poucas mulheres se apresentam para denunciar que foram estupradas porque isso representa um risco muito grande para elas".

Ela sustentou que na Líbia as mulheres podem castigadas fisicamente se fizerem uma denúncia desse tipo.

A representante da ONU disse que Ocampo deve apresentar agora as evidências dos crimes sexuais que estão sendo cometidos na Líbia ao Conselho de Segurança do organismo para que se adotem as medidas necessárias.

Além disso, se mostrou em desacordo com a posição expressa na quinta-feira em Genebra pelo presidente da comissão investigadora da ONU sobre a Líbia, que afirmou que sua equipe não encontrou provas contundentes de que a violência sexual esteja sendo cometida de forma sistemática e generalizada como uma arma de guerra.

"Temos que tratar disso como um crime sério", disse Margot, que lembrou que os estupros se transformaram "em uma tática de guerra que resulta barata e altamente destrutiva", enquanto "cria efeitos a longo prazo e afeta indivíduos, comunidades e nações inteiras".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,15
    3,740
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h26

    0,48
    103.949,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host