UOL Notícias Notícias
 

13/06/2011 - 20h37

Danny Glover defende em Cuba resgate das contribuições da cultura africana

Havana, 13 jun (EFE).- Famoso pelo papel do policial Roger Murtaugh na série de filmes "Máquina Mortífera", o ator americano Danny Glover defendeu nesta segunda-feira em Havana o resgate das contribuições da cultura africana para a humanidade como parte de "um grande projeto coletivo".

"Nossa responsabilidade vai muito além de representar os afrodescendentes, advogar pelos temas relacionados a eles, mas também abordar a vida daqueles bilhões que nós também representamos", afirmou Glover em um seminário na capital cubana.

Na qualidade de embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Glover participou do encontro ao lado de pesquisadores e intelectuais do Brasil, Porto Rico, Uruguai e Estados Unidos.

Em sua dissertação, o ator considerou necessário identificar projetos para resgatar as contribuições deixadas pela cultura africana aos países latino-americanos e do Caribe.

"Estamos em uma etapa na qual os afrodescendentes de todo o mundo estamos visíveis. E é um grande projeto, não o projeto de um país individualmente, mas um projeto coletivo", destacou.

Glover ressaltou que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicou 2011 como o "Ano Internacional dos Afrodescendentes" e nos seis meses transcorridos desde então este é o primeiro evento do qual participa "que trata com seriedade deste tema", disse.

Desde sua chegada a Havana no final de semana passado, Glover e sua esposa, a intelectual brasileira Eliane Cavalleiro, visitaram vários projetos vinculados ao programa de cooperação da Unicef em Cuba.

O ator americano, de 63 anos, visitou Cuba em várias oportunidades, a anterior em 2009 quando presidiu junto com Harry Belafonte a abertura do escritório da Mostra Itinerante de Cinema do Caribe.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,43
    3,745
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h24

    -1,21
    103.451,93
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host