EleiçõesEleições
BUSCA

Guia do eleitor
Quantos votos teve meu candidato?

Quais são as datas mais importantes?

O que diz a Lei Eleitoral?

Qual a página do TRE do meu Estado?

Como funciona a urna eletrônica?

Quando será o segundo turno?
Será no dia 31 de outubro, das 8h às 17h. Quem estiver na fila às 17h terá o título recolhido e receberá uma senha.

E se eu não puder comparecer às urnas?
Se você estiver fora de sua cidade, justifique sua ausência -no dia da eleição- em qualquer local de votação ou posto de justificativa. Se você estiver doente, deve procurar o seu cartório eleitoral para fazer a justificativa até 60 dias depois das eleições.

Como posso justificar minha falta às eleições no dia da votação?
Se você estiver, no dia da eleição, em uma cidade diferente da de seu domicílio eleitoral, deverá dirigir-se a qualquer Cartório Eleitoral ou TRE para obtenção do formulário de requerimento de justificativa eleitoral; preenchê-lo corretamente, principalmente com o número do Título, e entregá-lo, ainda no dia da eleição, em qualquer local de votação.

E seu eu sou eleitor de uma cidade onde há segundo turno, como São Paulo, mas viajei para um local onde não há segundo turno?
Nesse caso, a cidade terá um posto de justificativa eleitoral. Cada TRE informa o local desses postos (veja a lista dos sites dos TREs).

O TRE-SP preparou uma página com a lista de postos de justificativa eleitoral em todo o Estado de São Paulo: http://noticias.uol.com.br/ultnot/eleicoes/2004/links.jhtm

E como justificar após o dia 31?
Se você não formalizar a justificativa no dia da eleição, deverá comparecer ao seu Cartório Eleitoral, no prazo de 60 dias a contar da data da eleição, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência. Neste último caso, o eleitor preencherá no Cartório um requerimento dirigido ao Juiz e aguardará a resposta. O prazo de 60 dias é contado a partir de cada turno. Portanto, 1º e 2º turnos têm prazos diferentes.

Quais documentos devo levar para poder votar?
Leve o Título Eleitoral. Se perdeu o título, o eleitor poderá votar com o documento de identidade ou com outro documento que tenha foto, desde que saiba o número da seção eleitoral. Entretanto, a votação será muito mais ágil se puder levar o número do seu título.

Posso votar em trânsito?
Não. Caso não esteja no seu domicílio eleitoral, no dia da eleição, deverá justificar a ausência à votação.

Sou obrigado a votar?
Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. Os analfabetos, os maiores de 70 anos e os inválidos podem requerer isenção eleitoral, junto ao Cartório Eleitoral.

Não votei no primeiro turno. Poderei votar normalmente no segundo turno?
Sim, são eleições independentes. Lembre-se de justificar, dentro do prazo legal, a falta ao primeiro turno.

O que acontece se eu não votar e não justificar a minha ausência?
O eleitor que não votar nem justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral. Sem a prova de que votou, pagou multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor inscrever-se em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Se o eleitor deixar de votar em três eleições consecutivas, seu título será cancelado.

Quem perdeu o Título de eleitor pode votar?
Na falta do Título, o eleitor poderá votar mediante apresentação do documento de identidade ou outro documento com foto, desde que saiba a seção ou local de votação.

Fiz o Título de Eleitor em outra cidade, mas me mudei. Posso votar na cidade onde moro?
Somente se você transferiu o título de eleitor para a sua cidade. Caso contrário, você deverá votar na cidade de origem do documento ou justificar o voto.

Quem tem preferência para votar?
Têm prioridade para votar os eleitores com mais de 65 anos, os enfermos, os deficientes físicos e mulheres grávidas e que estejam amamentando. Também têm prioridade os candidatos, os juízes e seus auxiliares de serviço, promotores públicos e funcionários quando a serviço da Justiça Eleitoral, policiais militares em serviço, fiscais e delegados de partidos.

Como um eleitor cego poderá votar?
Ao eleitor deficiente visual será permitido: assinar a folha de votação, ou as cédulas oficiais, se for o caso, utilizando-se de letras do alfabeto comum ou do sistema "Braille"; usar qualquer instrumento mecânico que trouxer consigo ou lhe for fornecido pela mesa e que lhe possibilite exercer o direito de voto; utilizar-se do sistema de áudio, quando disponível; utilizar-se do princípio do ponto de identificação da tecla nº 5.

Em que horário vai vigorar a Lei Seca?
A venda a varejo e o consumo de bebidas alcoólicas, em lugares franqueados ao público, é proibido no dia da eleição, em periodo determinado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Em São Paulo, a Lei Seca vai vigorar entre 8h e 17h.

É permitido levar para a urna uma cola com os números dos candidatos?

 

Patrocinador:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

02/07/2006

15h23- Mexicanos divididos votam por novo presidente

30/05/2006

10h31- Bloco de Prodi conquista grandes cidades em eleições na Itália

24/05/2006

07h29- Vantagem de Calderón diminui no México, diz pesquisa

22/05/2006

15h31- Alckmin leva vantagem nas alianças com governadores candidatos

11/05/2006

11h16- García amplia vantagem sobre Humala no Peru, diz pesquisa

11/04/2006

20h03- Apoio da esquerda sul-americana deu vantagem a Prodi-sociólogo

15/03/2006

16h49- CNI/Ibope mostra vitória de Lula sobre Alckmin nas eleições

07/03/2006

15h40- Incerteza legal paralisa alianças e pode tirar PMDB da disputa

02/03/2006

16h29- TSE define regras de propaganda e fiscalização das eleições

04/02/2006

16h47- ONU reforça patrulhas às vésperas da eleição no Haiti

21/01/2006

10h58- Forças de segurança palestinas votam em eleições legislativas