EleiçõesEleições
BUSCA

PE/Recife - Eleito
Petista é reeleito no 1º turno
Prefeito: João Paulo (PT)
Vice: Luciano Roberto Rosas de Siqueira (PC do B)
Coligação: Frente de Esquerda do Recife (PT, PSL, PCB, PCB, PAN, PTC, PSB, PRP, PC do B e PT do B)
Gasto máximo previsto: R$ 5 milhões
Votos: 458.846
Site oficial: http://www.joaopauloprefeito.com.br
João Paulo Lima e Silva, 51, foi reeleito prefeito de Recife com 56,11% dos votos (veja resultado final). Filiado ao PT desde a década de 70, João Paulo foi um dos prefeitos que recebeu apoio direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha. Lula chegou a pedir votos para o prefeito na inauguração das obras do aeroporto da capital pernambucana.

O petista nasceu em Olinda, é casado e tem três filhos. É técnico em mecânica e edificações, e cursa economia na Faculdade de Boa Viagem.

Iniciou sua carreira política em 1972 como militante na JOC (Juventude Operária Católica) e na AOC (Ação Operária Católica). Foi um dos fundadores do PT, em Pernambuco, em 1979, e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), sendo o primeiro presidente do órgão em Pernambuco, em 1983. Três anos depois, em 1986, foi eleito presidente da Associação de Moradores da UR6, no Ibura.

Em 1990, João Paulo foi eleito deputado estadual. Em 1992, concorreu a prefeito em Jaboatão dos Guararapes, mas não foi eleito. Em 1994, foi reeleito deputado estadual. Em 1996, disputou pela primeira vez a prefeitura de Recife, mas não foi eleito.

Nas eleições seguintes, em 1998, João Paulo chegou ao terceiro mandato como deputado estadual. Em 2000, foi eleito prefeito de Recife.