UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

CE/Fortaleza - Eleita
Abandonada pela cúpula do PT, Luizianne é eleita no 2º turno
Prefeito: Luizianne Lins (PT)
Vice: José Carlos Veneranda da Silva (PSB)
Coligação: Fortaleza Amada (PT e PSB)
Gasto máximo previsto: R$ 1 milhão
Votos: 248.215 (1º turno) e 620.174 (2º turno)
Site oficial: www.luizianne13.com.br
A candidata Luizianne Lins (PT) foi eleita neste domingo (31) prefeita de Fortaleza. Ela venceu o segundo turno com 56,21% dos votos válidos, ficando à frente de Moroni Torgan (PFL), que obteve 43,79% (veja resultado da apuração dos votos).

A deputada estadual Luizianne de Oliveira Lins, 35, professora de Comunicação Social, nasceu em Fortaleza em 18 de novembro de 1968. É solteira e tem um filho.

No primeiro turno das eleições, ela foi abandonada pela cúpula do PT nacional, que preferiu apoiar o candidato do PC do B, Inácio Arruda.

Mesmo assim, ela deixou a quarta colocação nas primeiras pesquisas de opinião e chegou na segunda posição, atrás do candidato do PFL, se tornando a maior surpresa das eleições municipais deste ano.

A disputa com o partido no primeiro turno foi parar até na Justiça. Ela conseguiu impedir que o PC do B utilizasse a imagem do presidente Lula na campanha comunista.

A candidata está no partido desde 1989, quando ingressou no movimento estudantil. Ligada à ala radical do PT, fez críticas ao governo Lula durante a campanha do primeiro turno.

Após as críticas, firmou um pacto com o partido, recebeu apoio financeiro e chegou a ser recebida pelo presidente Lula em Brasília.

Badalada pela mídia nacional, o estilo da candidata fez moda na capital cearense.

A petista iniciou sua carreira política em 1996, quando conseguiu se eleger vereadora em Fortaleza. Em 2000, foi reeleita para o segundo mandato na Câmara. Em 2002, com 60.821 votos, conseguiu uma vaga na Assembléia Legislativa do Ceará.