UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

PB/João Pessoa - Eleito
Candidato do PSB é eleito
Prefeito: Ricardo Coutinho (PSB)
Vice: Manoel Alves da Silva Júnior (PSB)
Coligação: Decisão Popular (PMDB, PCB, PPS, PHS, PSB, PC do B e PAN)
Gasto máximo previsto: R$ 4 milhões
Votos: 215.649
Ricardo Vieira (PSB), 43, foi eleito prefeito de João Pessoa no primeiro turno, com 64,45% dos votos válidos (veja resultados da apuração).

Ricardo Vieira Coutinho é casado e nasceu em João Pessoa em 18 de outubro de 1960, no bairro Jaguaribe, tradicional ponto cultural da cidade. Em 1984, trocou João Pessoa pelo Rio de Janeiro para fazer uma especialização em farmácia hospitalar, na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Iniciou-se na política ao participar das assembléias dos servidores públicos e atividades do movimento estudantil na Universidade Federal da Paraíba.

Coutinho foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos entre os anos de 1985 e 1991. Também foi dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Coleciona quatro mandatos no Legislativo -dois na Câmara local e outros dois na Assembléia Legislativa.

Em 1992, foi eleito vereador pelo PT. Em 1994, tentou uma vaga na Assembléia Legislativa, mas não conseguiu se eleger. Em 1996, foi reeleito para a Câmara com a maior votação entre os vereadores. Dois anos depois, Coutinho se elegeu deputado estadual. Em 2002, foi reeleito.