UOL Eleição americana 2008UOL Eleição americana 2008
UOL BUSCA

05/11/2008 - 12h05

Merkel deseja "força e sorte" a Obama e o convida a visitar Berlim

Berlim, 5 nov (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, desejou hoje ao futuro presidente americano, o democrata Barack Obama, "força e sorte" para resolver os grandes problemas do momento e o convidou a visitar "em breve" Berlim, após o "agradável" encontro mantido em julho.

"Estamos diante de grandes problemas e desafios", disse Merkel, em breve declaração à imprensa na Chancelaria Federal, onde falou da crise financeira, da luta contra terrorismo internacional e da mudança climática, entre outros assuntos.

"Desejamos os Estados Unidos fortes", disse Merkel, destacando a importância de firmes relações transatlânticas, porque "ninguém pode resolver sozinho os problemas de todo o mundo".

Obama terá no início de seu mandato "extraordinários desafios", lembrou Merkel, e felicitou o democrata por seu "sucesso histórico".

A chanceler expressou seu desejo de realizar "rapidamente" conversas com Obama, a quem, em sua mensagem de felicitação transmitida após a eleição, convidou a visitar "em breve" a Alemanha.

"Lembro agradavelmente nossa conversa na sua visita em julho à Alemanha e ficarei feliz com nossa colaboração", disse.

O então candidato democrata à Casa Branca realizou em Berlim um grande ato público de campanha, onde foi aclamado por 200 mil pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

Shopping UOL