UOL Eleição americana 2008UOL Eleição americana 2008
UOL BUSCA

05/11/2008 - 14h54

Em discurso, Bush promete total cooperação com Obama

Da AFP
Em Washington (EUA)
O atual presidente americano George W. Bush prometeu nesta quarta-feira total cooperação de seu governo com seu sucessor democrata Barack Obama.

"Ontem à noite tive uma cálida conversa com o presidente eleito Barack Obama. Eu o cumprimentei e ao senador (Joe) Biden por sua vitória impressionante", afirmou Bush, falando nos jardins da Casa Branca.

Deixando o silêncio mantido nos últimos dias de campanha, Bush também afirmou que convidou Obama para ir à Casa Branca "o mais rápido possível".

"Eu disse ao presidente eleito que ele pode contar com a cooperação total de minha administração quando fizer a transição para a Casa Branca".

"Durante esse período de transição, manterei o presidente eleito completamente informado das decisões importantes que forem adotadas", disse Bush.

Bush cede seu lugar a Obama no dia 20 de janeiro.

Mas anteriormente, ele deve ser o anfitrião de uma reunião inédita dos líderes dos países mais industrializados e das economias emergentes sobre a crise financeira. Ele deve também determinar com o governo iraquiano as condições da manutenção da presença militar americana no Iraque após o dia 31 de dezembro.

"Ainda há coisas importantes a fazer nos próximos meses, e continuarei a conduzir a política enquanto estiver no posto", disse.

Bush felicitou Obama por sua vitória "impressionante" e saudou também o republicano derrotado John McCain por sua campanha "resoluta".

"Pouco importa por quem eles votaram, todos os americanos podem estar orgulhosos da história que escreveram ontem", disse Bush.

"Ver o presidente Obama, sua esposa Michelle e suas magníficas filhas passarem pelas portas da Casa Branca será um espetáculo maravilhoso. Sei que milhões de americanos ficarão cheios de orgulho nesse momento inebriante esperado por todo o mundo por tanto tempo", disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

Shopping UOL