UOL Eleição americana 2008UOL Eleição americana 2008
UOL BUSCA

05/11/2008 - 11h06

Vitória de Obama representa reconhecimento da democracia, diz Lula

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Em Brasília
A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos representa sobretudo o reconhecimento do significado da democracia, na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para ele, quem duvidava que um negro poderia ser eleito para presidente dos Estados Unidos agora sabe que pode. "Só pode porque isso acontece em um regime democrático, que permite que a sociedade se manifeste", afirmou Lula.

O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO
Reuters
Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos. Aos 47 anos, ele torna-se o primeiro negro a governar o país, ao derrotar o rival republicano John McCain.

Depois de oito anos do governo republicano de George W. Bush, os norte-americanos aceitaram a proposta repetida pelo novo eleito. Bradando lemas como "Precisamos de mudança", Obama substituirá um líder que chegou a ser aclamado pelo pulso firme na guerra antiterrorismo, mas que deixou o posto desgastado por duas guerras, além da recente crise financeira.
Leia mais
Assista ao discurso
Leia o discurso na íntegra
John McCain admite derrota
O presidente considerou "um feito extraordinário" a eleição para a presidência norte-americana de um negro, o primeiro na história dos Estados Unidos, "sobretudo de uma pessoa que tem demonstrado a competência política que tem demonstrado o futuro presidente Obama".

Lula disse esperar que Obama tenha uma relação "mais forte" com a América Latina, com a América do Sul, o Brasil e a África.

"É preciso que os Estados Unidos construam uma política mais ativa com relação a América Latina, durante toda a década de 60, de 70, tinha a Guerra Fria, agora mudou, a democracia se consolidou no continente e espero que se construa aqui um continente de desenvolvimento, de investimentos nos países mais pobres", disse Lula após participar de cerimônia em comemoração aos 20 anos da promulgação da Constituição.

O presidente disse esperar também o fim dos subsídios e do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba. "Não existe nenhuma explicação na história da humanidade para o bloqueio a Cuba", avaliou, e também falou sobre os conflitos no Oriente Médio.

"Espero que ele tenha possibilidade de fazer finalmente um acordo de paz no Oriente Médio, pois já faz décadas que se tenta e não se consegue".

Lula participou na manhã desta quarta-feira de uma cerimônia na área conhecida como Bosque dos Constituintes, para revitalização do local, criado na véspera da promulgação da Carta de 1988. Lula plantou uma muda de aroeira, a mesma espécie que ele havia plantado em 1988 na inauguração do bosque.
Mais
Obama é o 1º negro eleito presidente dos EUA
Chicago explode de alegria com anúncio da vitória de Obama
Relembre os oito anos do governo Bush
Assista ao discurso da vitória de Obama
McCain admite derrota e fala em ajudar Obama
Bush parabeniza Obama por sua "fantástica noite" de vitória
Michelle Obama, uma primeira-dama negra na Casa Branca
Vice Joe Biden será embaixador de Obama
Para você, o que significa a vitória de Obama? Opine
Partidários comemoram em todo o mundo; veja vídeo
Especial de eleição americana

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

Shopping UOL