UOL Eleição americana 2008UOL Eleição americana 2008
UOL BUSCA

05/11/2008 - 17h08

Em mensagem, Lula diz a Obama que "esperança superou o medo"

Da Reuters
Em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez chegar às mãos do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, uma mensagem de congratulações pela vitória "histórica" do democrata.

Na mensagem, enviada por fax, Lula repete o slogan de sua primeira campanha e diz que a eleição de Obama representa a "certeza de que a esperança é mais forte que o medo."

Segundo uma fonte do governo, o mandatário brasileiro tentou parabenizar o novo presidente por telefone, mas encontrou dificuldades devido ao assédio de líderes internacionais tentando contactar Obama.

Veja, a seguir, a íntegra da mensagem:
"Em nome do povo brasileiro e no meu próprio, felicito-o por sua eleição para Presidente dos Estados Unidos da América. Sua vitória representa um momento de superação histórica para os Estados Unidos, que provam mais uma vez a capacidade transformadora de sua democracia e de sua sociedade.

Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo. Sua escolha pelo povo norte-americano se dá em momento particularmente favorável das relações Brasil-Estados Unidos. Ocorre, também, em conjuntura de desafios complexos para a ordem internacional intensificados pela gravidade da crise financeira que afeta diretamente milhões de pessoas em todo o mundo.

Estou certo de que, sob a liderança de Vossa Excelência, os Estados Unidos responderão a esses desafios inspirados pela "intensa urgência do agora" demandada por Martin Luther King.

Estou seguro, ademais, de que os Estados Unidos e o Brasil continuarão a melhorar nosso excelente relacionamento, que é guiado por respeito mútuo, por laços históricos e por valores e objetivos comuns.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

Shopping UOL