UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA




17/04/2008 - 14h19
Eleições do Paraguai: o ex-bispo Fernando Lugo é tido como o "pai dos pobres"

Da Redação
Em São Paulo

Primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, o candidato da Aliança Patriótica para a Mudança (APC, na sigla em espanhol) tem 57 anos e era Bispo da Igreja Católica até dezembro de 2006, quando deixou o posto para lançar a sua candidatura à presidência da República.

Entrou na política apenas em 2006, quando comandou uma grande marcha contra o atual governo, contra suposta violação da Constituição Nacional por parte do chefe de Estado.

O PAI DOS POBRES PARAGUAIOS
AFP
 
Nome Fernando Armindo Lugo Méndez
Nascimento: 30 de maio de 1951
Local: San Pedro del Paraná
Partido: Aliança Patriótica para a Mudança
Como bispo do distrito de San Pedro, uma das regiões mais pobres do Paraguai, e vinculado às organizações de camponeses sem-terra, Lugo estreitou relações com os movimentos sociais e se proclama como uma pessoa preocupada com a situação social do país. Alguns o consideram o "pai protetor" dos pobres.

Como tem o apoio do maior partido de oposição ao governo, o Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), e não está vinculado aos poderes governamentais, Fernando Lugo ficou diretamente relacionado à oposição, o que favoreceu a sua campanha.

Por outro lado, a sua renúncia como bispo, não aceita pela Igreja Católica, provocou uma discussão constitucional sobre a legalidade de sua candidatura. Dirigentes do Partido Colorado também vincularam sua imagem, durante a campanha eleitoral, às figuras de Hugo Chávez e Evo Morales e também insinuaram que Lugo estava ligado aos seqüestros e assassinatos que ocorrem no país.

Entre suas propostas de governo, Lugo promete aumentar a capacidade de exportação e de diversificação de produtos e mercados, além de garantir a expansão dos direitos sociais, como educação pública de qualidade e com acesso universalizado. Promete também realizar uma reforma agrária no país e dar mais atenção às populações indígenas.