UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA




22/04/2008 - 07h30
Nicanor Duarte pode renunciar à presidência paraguaia

Da AFP
Em Assunção

O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, disse nesta segunda-feira à AFP que poderá renunciar antes de 15 de agosto, quando termina seu mandato, ou entregar o cargo ao vice-presidente, Francisco Oviedo, para que ceda o poder a Fernando Lugo, eleito no domingo.

Esta possibilidade "depende do desenrolar dos acontecimentos, de como ficará a correlação de forças no Senado e dos acordos que possam ocorrer antes de 1º de julho", disse Duarte.

MINISTRA JÁ RENUNCIOU
A ministra da Mulher do Paraguai, María José Argaña, apresentou na segunda-feira (21) sua renúncia após a derrota do Partido Colorado nas eleições gerais de domingo, as quais puseram fim a 61 anos de Governo da tradicional legenda.

Ela disse que sua renúncia é irrevogável, e que estava se sentindo frustrada com a "condução" do presidente Nicanor Duarte

LEIA MAIS
MAIS SOBRE A ELEIÇÃO NO PAÍS
OUTRAS NOTÍCIAS DO DIA
Em 1º de julho devem tomar posse os 45 senadores eleitos, incluindo 17 do Partido Colorado, de Duarte, que controlará o Senado.

Ao renunciar à presidência, Duarte assumirá automaticamente a chefia do Partido Colorado, para a qual foi eleito em 18 de janeiro de 2006, com 63% dos votos.

"Depende de como estará meu humor", disse finalmente com ironia, sobre se apresentará a renúncia no dia da posse dos senadores.

Fernando Lugo, um ex-bispo de esquerda, foi eleito no domingo presidente do Paraguai, quebrando 61 anos de hegemonia do Partido Colorado.