UOL Últimas Notícias - Papa no BrasilUOL Últimas Notícias - Papa no Brasil
UOL BUSCA

O Papa no Brasil

João Paulo 2º fez três viagens ao Brasil

Da Redação
Em São Paulo

JOÃO PAULO 2º NO BRASIL
Reuters
João Paulo 2º é acompanhado de arcebispos durante a visita ao Corcovado em 1980
Reuters
Vista aérea de multidão reunida para missa do papa no parque do Flamengo em 1997
Folha Imagem
Índio coloca cocar na cabeça de João Paulo 2º em 1991
RELEMBRE: J. PAULO 2º EM SP

Bento 16 vai ser apenas o segundo papa a visitar o Brasil, maior nação católica do mundo. Antes dele, só João Paulo 2º, o "papa peregrino", que percorreu 129 países, veio ao país em três ocasiões: 1980, 1991 e 1997. Carismático e com facilidade para usar a mídia, ele cativou os brasileiros nas três passagens e nas 21 cidades que visitou.

Em 1980, entre 30 de junho e 11 de julho, ainda ágil e atlético aos 60 anos, Karol Wojtyla impressionou ao beijar o chão ao chegar a Brasília. O pedaço de concreto beijado, com 20 centímetros quadrados, foi cuidadosamente retirado e preservado. A música composta para a viagem, "A Bênção, João de Deus", caiu no gosto popular (e até hoje é cantada pela torcida do Fluminense durante os jogos).

Naquela ocasião, o papa visitou 13 cidades em 12 dias e percorreu cerca de 10 mil km. Em Brasília, rezou missa para 2,5 milhões de pessoas na Esplanada dos Ministérios. Recebido pelo então presidente militar João Figueiredo, teve encontro com Lula e sindicalistas em São Paulo, além de contatos com trabalhadores.

Mas a conciliação de tendências da Igreja Católica, e não a política, era o principal objetivo daquela visita numa época marcada pela atuação das Comunidades Eclesiais de Base e pelo ocaso da ditadura militar.

Depois disso, o papa passaria rapidamente em 1982 pelo aeroporto do Galeão, no Rio, a caminho da Argentina.

TORCIDA "ADOTOU" HINO
Pawel Kopczynski/Reuters
Ninguém sabe como começou, mas o fato é que, desde 1980, o hino "A Bênção, João de Deus" foi adotado pela torcida do Fluminense. Ainda hoje, nos momentos difíceis do time em campo, ele é entoado. Em 80, depois da visita do papa, o Fluminense foi campeão estadual, título que não conquistava desde 1976. Nas torcidas organizadas do Flu, fala-se de uma suposta foto da primeira visita de João Paulo 2º em que ele estaria beijando a bandeira do clube, mas a existência dela nunca foi confirmada.
Em 1991, ele visitou o país entre 12 e 21 de outubro. Com a saúde ainda boa, o papa percorreu dez capitais e fez 31 pronunciamentos. Fernando Collor de Mello, já alvo de denúncias de corrupção, era o presidente.

À época, o Brasil já percebia o crescimento das igrejas evangélicas -o que levou João Paulo 2º, em pronunciamento em Natal (RN), a exortar os fiéis a uma "ação mais eficaz contra a ignorância religiosa" e a "carência de doutrina" que supostamente deixariam o povo vulnerável "à sedução das seitas".

Na visita, João Paulo 2º beatificou a madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nascida na Itália e que viveu no Brasil a partir dos 16 anos. Ela seria canonizada em 2002.

Em 1997, com a saúde já debilitada, o papa esteve no país, presidido por Fernando Henrique Cardoso, entre 2 e 5 de outubro, apenas no Rio de Janeiro. Ele reconheceu sua "música-tema" durante discurso no Riocentro e arrancou aplausos do público de 2 milhões de pessoas ao dizer: "Se Deus é brasileiro, o papa é carioca".

Recebeu o cantor Roberto Carlos e sua terceira mulher e presenteou-os com rosários. Mas já não teve forças para beijar o solo. Por conta de suas posições conservadoras, o papa já não era unanimidade e enfrentou protestos de grupos gays e pró-aborto.

Você manda O espaço feito com a sua participação

Você gostou da visita do papa ao Brasil? Faça um balanço

Opine Opine

A visita do representante de Jesus Cristo ao nosso país não poderia ter vindo em melhor hora. Felizmente ele trouxe para nós brasileiros cinco dias de inúmeras bênçãos, das quais estamos muito necessitados. Já fazia algum tempo que nos noticiários não se escutavam mais notícias boas, somente morte e violência...Nós brasileiros temos que a cada dia mais termos orgulho de ter nascido nessa pátria tão querida, ainda mais agora que com essa tão ilustre visita que nos agraciou com um santo originalmente brasileiro....Que Santo Antonio de Sant'Anna Galvão rogue por nós!!!!Marco Antonio Vieira - Ponta Porã/MS

Ver mais

Foi a algum evento
do papa e tirou foto? Envie para o UOL

Envie sua foto Envie sua foto

Foto enviada por
Juan Martinez

Ver mais

Shopping UOL