UOL Últimas Notícias - Papa no BrasilUOL Últimas Notícias - Papa no Brasil
UOL BUSCA

O Papa no Brasil

13/05/2007 - 12h02

Igreja não faz proselitismo, afirma Bento 16

Da Redação*
Em São Paulo
Caio Guatelli/Folha Imagem
Papa saúda fiéis em sua chegada à basílica de Aparecida para missa neste domingo
LEIA A HOMILIA PAPAL
ASSISTA À MISSA, NA ÍNTEGRA
"IGREJA NÃO FAZ PROSELITISMO"
FOTOS DO PAPA NESTE DOMINGO
Na missa de abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, que reúne todos os bispos da região, tem início neste domingo e dura até o dia 31 de maio em Aparecida (SP), o papa Bento 16 afirmou que "a Igreja não faz proselitismo" e voltou a enfatizar a primazia de questões espirituais sobre a discussão de condições sócio-econômicas ou políticas.

Diante de 150 mil fiéis -de acordo com estimativa do Cosi (Centro de Operações de Segurança Integrada)-, Bento 16 disse que "a missão de Cristo realizou-se no amor (...). A Igreja não faz proselitismo", disse, ganhando aplausos da multidão. "Ela cresce muito mais por 'atração': como Cristo 'atrai todos a si' com a força do seu amor, que culminou no sacrifício da cruz, assim a Igreja cumpre a sua missão na medida em que, associada a Cristo, cumpre a sua obra conformando-se em espírito e concretamente com a caridade do seu Senhor".

Os religiosos presentes - entre eles católicos de vários países da América Latina, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru- ouviram Bento 16, mais uma vez, repetir palavras que indicam o eixo de seu pensamento: o catolicismo deve optar por melhorar a qualidade de seus fiéis, e não a quantidade.

Além disso, o papa voltou, assim como nos discursos anteriores no Brasil, a colocar as questões místicas acima das sociais, de certa forma explicitando a visão eurocêntrica de Bento 16 ao relegar a um segundo plano as dificuldades conômicas dos fiéis na América Latina, e que motivaram o crescimento e desenvolvimento da Teologia da Libertação na região.

Movimento que se fortaleceu na América Latina como a "Igreja dos pobres e pelos pobres", a Teologia da Libertação foi tema principal de conferências regionais anteriores.

"Não é uma ideologia política, nem um movimento social, tampouco um sistema econômico. É a fé em Deus amos, encarnado, morto e ressuscitado em Jesus Cristo, o autêntico fundamento desta esperança que produziu frutos tão magníficos desde a primeira evangelização até hoje", disse o papa, em espanhol.

Na homilia, Bento 16 lembrou os papas Paulo 6º e João Paulo 2º, que compareceram às outras conferências episcopais da região em Medellín (Colômbia), Puebla (México) e Santo Domingo (República Dominicana).

A primeira conferência, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1955, foi a única que não contou com a presença de um papa, embora Pio 12 tenha participado à distância, com o envio de uma carta especial.

Mais tarde, o papa lembrou o aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil, neste domingo. "Nossas preces vão dirigidas também à comunidade afro-brasileira que comemora neste domingo a abolição da escravatura no Brasil", disse o papa.

Se a animação dos fiéis entusiasmou o papa, que manteve a postura sorridente que apresentou no país, o público foi abaixo do esperado -500 mil pessoas. Causou surpresa também a quantidade de cadeiras vazias em local reservado aos padres, bispos e arcebispos à direita do palco.

De acordo com fontes, a segurança do evento não permitiu que os religiosos que foram convidados para assistir à celebração entrassem na área reservada. Eles portavam os convites emitidos pela Igreja, mas não tinham as credenciais exigidas pelo Itamaraty para acesso a locais mais reservados e próximos do papa.

A fome e o calor derrubaram os fiéis que esperaram longas hora para assistir à missa deste domingo celebrada pelo papa Bento 16 no santuário nacional de Nossa Senhora de Aparecida, localizada na cidade que leva o nome da santa (167 km a nordeste de São Paulo).

Segundo e equipe da Unitau (Universidade de Taubaté), que coordenado o centro de atendimento médico emergencial em conjunto com o exército, 100 pessoas foram atendidas, em média, por hora, neste domingo.
CALOR E FOME DERRUBAM FIÉIS
LEIA MAIS
FIÉIS NÃO CONSEGUEM VER PAPA
Manifestantes são presos
A Polícia Civil de São Paulo deteve um grupo de 50 manifestantes que chegaram à basílica da cidade de Aparecida para protestar contra a Igreja Católica. O major do Exército José Mateus Teixeira Ribeiro, coordenador do serviço de Comunicação Social do Centro de Operações de Segurança Integrada (Cosi), disse aos jornalistas que o grupo foi detido no estacionamento do Santuário de Aparecida.

Com cartazes e camisetas com mensagens contra a Igreja Católica, os membros do grupo - alguns identificados como provenientes da cidade americana de Miami - foram levados até uma delegacia, "inclusive para a proteção deles mesmos", disse Ribeiro. Os manifestantes se identificaram como membros do "Ministério Internacional Crescendo na Graça", grupo fundado em Miami em 1988 pelo porto-riquenho José Luis de Jesús Miranda, e esperavam a noite do sábado a saída do Papa Bento 16 da basílica, após rezar o rosário.

O porta-voz militar disse que "o comando está preparado para impedir qualquer manifestação (em Aparecida), pois o objetivo é dar condições à maioria de pessoas que vêm de expressar sua fé".

*Com informações das agências Reuters, Agência Estado, EFE e AFP

Você manda O espaço feito com a sua participação

Você gostou da visita do papa ao Brasil? Faça um balanço

Opine Opine

A visita do representante de Jesus Cristo ao nosso país não poderia ter vindo em melhor hora. Felizmente ele trouxe para nós brasileiros cinco dias de inúmeras bênçãos, das quais estamos muito necessitados. Já fazia algum tempo que nos noticiários não se escutavam mais notícias boas, somente morte e violência...Nós brasileiros temos que a cada dia mais termos orgulho de ter nascido nessa pátria tão querida, ainda mais agora que com essa tão ilustre visita que nos agraciou com um santo originalmente brasileiro....Que Santo Antonio de Sant'Anna Galvão rogue por nós!!!!Marco Antonio Vieira - Ponta Porã/MS

Ver mais

Foi a algum evento
do papa e tirou foto? Envie para o UOL

Envie sua foto Envie sua foto

Foto enviada por
Juan Martinez

Ver mais

Shopping UOL