UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Internacional

29/10/2006 - 21h05
PERFIL-Jackson Lago alija Sarney do poder no Maranhão

Por Maurício Savarese

SÃO LUÍS (Reuters) - Formado na escola de política do falecido esquerdista Leonel Brizola e tido como um conciliador, o governador eleito do Maranhão, Jackson Lago (PDT), venceu a disputa pelo Palácio dos Leões apoiado no desgaste da dinastia Sarney, após 40 anos no poder no Estado.

Também contribuiu para a vitória do "doutor Jackson", como é conhecido esse médico de 72 anos, o rompimento do atual governador, José Reinaldo Tavares (PSB), com o grupo do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP).

O slogan de Lago, cuja campanha bateu forte em casos de corrupção envolvendo o grupo de Sarney, é "trabalho com honestidade" para dar fim a uma "noite de 40 anos" na política maranhense.

O candidato fez material de campanha junto do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva, que declarou apoio à rival Roseana Sarney (PFL) apesar de já ter feito campanha pelo pedetista em 2002.

Três vezes eleito prefeito de São Luís, Lago começou a ampliar o leque de alianças com setores mais conservadores em 2000, quando foi reeleito na capital utilizando o apoio da rival que bateu neste domingo.

Nascido em Pedreiras, no interior maranhense, Lago começou a carreira política na década de 1960 enfrentando o regime militar apoiado por Sarney, que começava a despontar na política local em meio à derrocada da oligarquia de Vitorino Freire, que passou 20 anos no poder.

Ligado ao sindicato dos médicos, ele foi pioneiro na realização de cirurgia torácica no Maranhão e lecionou na Faculdade de Medicina do Estado.

Em 1979, junto de Brizola, fundou o PDT maranhense, pelo qual também foi eleito deputado estadual. Lago nunca deixou o partido.

A principal realização do pedetista na Prefeitura de São Luís, de acordo com ele mesmo, é a ampliação do número de estudantes nas escolas públicas e a melhoria das capacidades dos professores.

Casado com uma médica, ele tem três filhos e vários netos.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

UOL Mídia Global
Brasil mancha conquistas na energia com atraso na exploração do gás natural
Folha Online Mundo
Ministro de Aviação renuncia após acidente aéreo na Índia
UOL News
Silêncio marca início de três dias de luto oficial na China