UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Internacional

19/06/2007 - 12h06
Bush espera fortalecer Abbas contra Hamas

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou nesta terça-feira que espera fortalecer o presidente palestino, Mahmoud Abbas, contra o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde a semana passada.

"Nossa esperança é que o presidente Abbas e o primeiro-ministro (Salam) Fayyad sejam fortalecidos a ponto de que possam conduzir os palestinos para uma direção diferente", afirmou Bush no começo de uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Potências ocidentais vêm apoiando Abbas com promessas de mais ajuda econômica, na tentativa de conter os danos da violenta tomada de Gaza pelo Hamas e de transformar isso em novas negociações de paz entre palestinos moderados e Israel.

"Compartilhamos a idéia de dois Estados convivendo lado a lado e em paz", disse Bush.

Olmert já declarou estar aberto a iniciativas conciliatórias em relação a Abbas, que dissolveu o governo liderado pelo Hamas e formou um gabinete de emergência com membros da Fatah na Cisjordânia.

Os Estados Unidos e a União Européia (UE) prometeram, na segunda-feira, suspender um embargo econômico e diplomático imposto aos palestinos depois que o Hamas venceu eleições no ano passado e rejeitou reconhecer o Estado de Israel e renunciar à violência. O movimento Fatah apóia uma paz negociada com Israel.

EUA, Israel e UE consideram o Hamas como um grupo terrorista.

Abbas quer que Bush peça a Israel, maior aliado de Washington, para retomar um diálogo de paz assim que possível, a fim de mostrar à população palestina que ele pode obter avanços para a formação de um Estado.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

UOL Mídia Global
Brasil mancha conquistas na energia com atraso na exploração do gás natural
Folha Online Mundo
Ministro de Aviação renuncia após acidente aéreo na Índia
UOL News
Silêncio marca início de três dias de luto oficial na China