UOL Notícias Internacional
 

10/06/2008 - 16h54

Avião com mais de 200 pessoas a bordo explode no Sudão

Da Redação
Em São Paulo
Atualizado às 17h57

Um avião com 217 pessoas a bordo explodiu após aterrissar no aeroporto de Cartum, no Sudão. Segundo informações preliminares da TV estatal do país, ao menos 100 pessoas podem ter morrido.

O avião da Sudan Airways vinha de Damasco, na Síria, e Amã, na Jordânia.

Segundo fontes do aeroporto de Cartum, o incêndio começou na turbina da asa direita do aparelho, pouco antes da aterrissagem.



Quando tocou em terra, o avião saiu da pista, que estava molhada, e as portas de emergência foram abertas.

Posteriormente, o tanque de combustível explodiu e as chamas tomaram todo o avião.

Um repórter da agência Associated Press que estava no local disse que, no momento do pouso, o avião mudou bruscamente de direção e então começou a pegar fogo. Ambulâncias e caminhões de bombeiros correram para apagar o fogo e resgatar os feridos.

  • Arte UOL

    Acidente ocorreu em Cartum, capital do Sudão, no oeste africano

O chefe da polícia sudanesa, Mohammad Najib, afirmou que o mau tempo fez com que o avião caísse e se partisse em dois.

"Acreditamos que a maioria dos passageiros conseguiu se salvar", disse Najib, sem detalhar como as pessoas conseguiriam escapar do local.

"O avião aterrissou de maneira segura no aeroporto de Cartum e no momento que o piloto falava com a torre para saber onde parar uma explosão aconteceu", explicou o diretor do aeroporto, Yusuf Ibrahim, que também disse que vários passageiros sobreviveram.

Pelo menos um ônibus transportou passageiros do avião para longe do local do acidente, contou um engenheiro à agência Reuters. Médicos também afirmaram que alguns feridos foram levados a um hospital da cidade.

O deputado sudanês Muhamad Abbas Fadami, que estava no avião, disse à rede de TV "Al Jazeera" que ele e outros passageiros conseguiram sair do aparelho pela porta de emergência antes de o fogo se espalhar.

Fadami não soube dizer quantas pessoas saíram da aeronave, mas declarou que mais da metade dos ocupantes teriam se salvado.

(Com informações da Reuters, EFE e da AP)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,40
    4,052
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,25
    99.222,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host
    Atualizado às 17h57 %>