UOL Notícias Internacional
 

02/07/2008 - 18h20

Colômbia afirma que infiltrou agentes na cúpula das Farc para libertar reféns

Das agências internacionais
Em Bogotá (Colômbia)
O governo colombiano afirma que a operação de resgate dos 15 reféns das Farc nesta quarta-feira (2) conseguiu enganar a guerrilha ao infiltrar agentes das Forças Armadas colombianas na cúpula do grupo. De acordo com comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, os infiltrados estavam no grupo de soldados comandado pelo guerrilheiro Cesar.

O ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, afirmou que os agentes convenceram o guerrilheiro a reunir os reféns -que estavam separados em três grupos- para levá-los a outra área.

"Esta é uma operação sem precedentes que será lembrada na história por sua audácia e eficiência", disse Santos. "Quinze pessoas foram resgatadas sem que um tiro fosse disparado", afirmaram as autoridades colombianas. Ainda de acordo com as informações do governo da Colômbia, foi o serviço de inteligência que planejou a entrada de informantes nas Farc.

Os 15 reféns faziam parte de um grupo de 39 seqüestrados que seriam trocados por 500 rebeldes presos na Colômbia. "Como os seqüestrados estavam divididos em três grupos, era preciso reuni-los em um lugar só. Eles seriam levados ao sul do país pelo helicóptero de uma organização humanitária fictícia para, supostamente, ficarem sob as ordens de Alfonso Cano, o novo líder do grupo", disse o ministro.

Dois guerilheiros toparam viajar junto com os reféns. Apenas quando o helicóptero já estava no ar, foi anunciada a missão de resgate. O Exército colombiano levou os 15 presos a San José, para então serem transferidos a Tolemaida. O guerrilheiro Cesar e um outro comparsa foram presos pelos soldados colombianos.

Em nota, o governo ainda se mostrou disposto a negociar com os guerrilheiros, caso eles realmente "desejem a paz".

Os nomes dos 15 reféns resgatados são:

Ingrid Betancourt
Keith Stansell
Thomas Howen
Mark Gonsalvez
Juan Carlos Bermeo
Raimundo Malagón
José Ricardo Marulanda
William Pérez
Erasmo Romero
José Miguel Arteaga
Armando Florez
Julio Buitrago
Armando Castellanos
Vianey Rodríguez
John Jairo Duran

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host