UOL Notícias Internacional
 

11/11/2008 - 20h59

Em telefonema para Lula, Obama aceita convite para visitar o Brasil

Carolina Pimentel
Da Agência Brasil
Em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, por volta das 19h30 (horário de Brasília) de hoje (11), por telefone, com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que retornou um contato que já havia sido feito pelo governo brasileiro. Durante a ligação, Obama aceitou o convite para visitar o Brasil, em data ainda a ser definida.

Na conversa de quinze minutos, Obama demonstrou conhecimento sobre o Brasil, em especial sobre os programas sociais, economia e energia renovável, segundo fontes do Palácio do Planalto.

Obama reconheceu o Brasil como ator fundamental na construção de propostas para superar a crise financeira mundial e também na América Latina, especialmente em relação à reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente eleito do EUA informou a Lula, que se encontra em viagem à Itália, que não vai estar em Washington no próximo sábado (15), quando será realizada a reunião do G20.

Na conversa com Lula, Obama também lembrou que foi aluno do ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host