UOL Notícias Internacional
 

13/03/2009 - 16h52

Príncipe Charles levará proposta sobre florestas a reunião do G20, diz governador amazonense

Especial para o UOL Notícias
Em Manaus
O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), disse nesta sexta (dia 13) que o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, irá enviar uma proposta para a valorização das florestas nativas do mundo na próxima reunião do G20 (grupo os países mais ricos e emergentes), em abril, na Inglaterra. Entre as sugestões que Braga diz terem sido levantadas por Charles está a criação de dois tipos de fundos para financiar projetos de desenvolvimento sustentável em áreas de floresta.

LEIA MAIS

Raimundo Valentim/Efe
O príncipe Charles encontra
líder indígena no Instituto de Permacultura da Amazônia

O príncipe Charles está no Brasil para uma viagem de quatro dias. Ele já participou de eventos em Brasília (no dia 11) e no Rio de Janeiro (dia 12).

"Ele (o príncipe Charles) deixou claro que, na próxima reunião do G20, todo o esforço dele como príncipe herdeiro do trono da Inglaterra é de que os políticos que lideram os países do grupo possam chegar a um acordo de como valorizar a floresta e de como estabelecer dois tipos de fundo a fim de possamos desenvolver todas as possibilidades do desenvolvimento sustentável", afirmou Braga ao final do encontro que Charles teve com representantes dos nove Estados que constituem a Amazônia Legal.

Entre os brasileiros que encontraram o príncipe britânico, estavam os governadores Eduardo Braga (Amazonas), Blairo Maggi (Mato Grosso), José de Anchieta Júnior (Roraima) e Marcelo Miranda (Tocantins). Os demais Estados que tiveram representantes no encontro são Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia e Pará.

O encontro com os governadores foi o primeiro compromisso da "agenda ambiental" do príncipe Charles e da duquesa da Cornuália, Camilla Parker Bowles, em sua viagem ao Amazonas. Ainda hoje, o casal visita a Oela (Oficina Escola de Lutheria da Amazônia), uma instituição ONG que ensina jovens carentes da periferia de Manaus a construírem instrumentos musicais com madeira certificada.

Depois da Oela, o casal visita o Instituto de Permacultura da Amazônia, onde receberão líderes indígenas e de populações tradicionais. À noite, Charles e Camilla assistirão a uma apresentação de música erudita no teatro Amazonas. Neste sábado, o casal deixa Manaus à bordo de um barco em direção ao município de Santarém (PA).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host