UOL Notícias Internacional
 

28/04/2009 - 16h02

Moradores de La Gloria, no México, dizem que gripe suína começou na comunidade

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Os moradores da cidade mexicana de La Gloria, no Estado de Veracruz, afirmam que a gripe suína começou na comunidade. Segundo o jornal britânico "The Guardian", Edgar Hernández Hernández, de apenas quatro anos e morador da cidade, testou positivo para a doença. O menino começou a sentir os sintomas no início do mês.

Mais de 450 moradores da cidade, que tem apenas 3.000 habitantes, estão sofrendo dos sintomas da gripe suína. Eles reclamam que a contaminação veio de uma criação de porcos em uma fazenda de copropriedade de uma empresa norte-americana.

O governo mexicano, por sua vez, nega que a epidemia tenha começado na cidade. O secretário de Saúde Jose Angel Cordova diz que de 30 amostras coletadas na cidade, apenas uma, a de Edgar Hernández, confirmou a gripe suína.

No início do mês de março, cerca de um sexto dos moradores desta região de Veracruz começaram a desenvolver infecções respiratórias. Duas crianças já morreram com sintomas que poderiam ser de gripe suína, mas o governo de Veracruz diz que foi de pneumonia.

Jose Luis Martinez, de 34 anos, morador de La Gloria, afirma que sabia que a comunidade sofria de gripe suína assim que viu os sintomas na TV. "Quando vimos na televisão dissemos: foi isso que tivemos. Tudo veio daqui, todos esses sintomas", diz.

Os moradores dizem que há anos são incomodados por terríveis cheiros vindos da fazenda. Eles dizem suspeitar que o ar e a água estão contaminados.

Representantes da empresa Smithfield, dona da fazenda, dizem que não foram encontrados sinais da gripe na criação de porcos.

"Todos os nossos porcos foram vacinados e cuidados de acordo com as regras sanitárias. O que aconteceu em La Gloria foi uma infeliz coincidência", afirma Victor Ochoa, gerente da Smithfield.

Mesmo assim, com tantas explicações, os moradores de La Gloria estão certos de que a comunidade teve gripe suína e cobram explicações das autoridades.

*Com informações do The Guardian e da AP

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host