UOL Notícias Internacional
 

17/08/2009 - 19h16

Parlamento do Mercosul decide por representação proporcional à população de cada país

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília
O Parlamento do Mercosul chegou a um acordo sobre o número de cadeiras que cada membro terá na instituição. O Brasil terá 37 representantes e a Argentina, 27. Paraguai e Uruguai terão 18 cada. A decisão foi tomada em reunião na sede do Parlamento em Montevidéu (Uruguai), nesta segunda-feira (17).

Estrutura do Mercosul

Membros plenos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai

Em processo de adesão: Venezuela

Estados associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru

Na última reunião, realizada em maio, o Paraguai mostrou-se contrário ao modelo propocional, em que o número de cadeiras varia conforme o número de habitantes de cada país. Os paraguaios queriam número igual de integrantes para cada país do bloco, independentemente de sua população. Mas nesta segunda-feira os paraguaios recuaram na sua exigência e foi retomado o acordo anterior.

O acordo ainda necessita do aval dos presidentes dos quatro países do bloco para ter validade. Como não há reunião do Conselho do Mercosul marcada, os parlamentares votaram um requerimento solicitando aos presidentes que se reúnam o mais rápido possível. Congressistas brasileiros esperam que isso ocorra ainda no mês de agosto.

A reunião do Parlamento continua nesta terça-feira (18 de agosto). A próxima reunião está marcada para os dias 21 e 22 de setembro.

Brasileiros poderiam votar para o Parlasul em 2010
O projeto de lei que regulamenta as eleições para o Parlasul espera votação no plenário da Câmara dos Deputados. Pelo projeto, de autoria de Carlos Zaratini (PT-SP), o eleitor escolheria somente o partido que deseja, sem poder escolher os representantes individualmente - sistema conhecido como "lista fechada". Pela proposta, as campanhas seriam bancadas exclusivamente com dinheiro público.

Para ter validade, o projeto tem de ser aprovada na Câmara e no Senado até o começo de outubro. Do contrário, os representantes brasileiros em Montevidéu continuarão a ser indicados entre os congressistas de Brasília ao menos até 2014 - como ocorre atualmente de forma provisória.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host