UOL Notícias Internacional
 

27/08/2009 - 15h52

Jobim vai à reunião da Unasul para falar sobre acordo militar entre Brasil e França

Roberta Lopes
Da Agência Brasil
Em Brasília
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (27) que irá à reunião da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) para fazer uma apresentação sobre o acordo de transferência de tecnologia militar entre o Brasil e a França, firmado em dezembro do ano passado. Pelo acordo, o Brasil vai construir cinco submarinos, entre eles um nuclear. A reunião começa amanhã (28) em Bariloche, na Argentina.

Perguntado sobre a possibilidade de o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, questionar o Brasil sobre o acordo com a França na reunião da Unasul, levantada pela imprensa nos últimos dias, Jobim disse que era a primeira vez que ouvia falar do assunto.

"Essa é a primeira vez que ouço esse assunto. Eu estive na Colômbia e retornei ontem (26). Na terça-feira (25), eu estive com o ministro da Defesa colombiano e não se tocou nesse assunto", afirmou Jobim, após participar de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado..

A reunião da Unasul foi convocada para discutir a instalação de sete bases militares dos Estados Unidos na Colômbia, que, segundo o governo de Uribe, servirão para ajudar no combate ao narcotráfico na região. Nesta semana, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse que essas bases poderão trazer para a região "problemas que não são da região".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,63
    3,905
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    -0,44
    87.449,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host