UOL Notícias Internacional
 

05/11/2009 - 19h08

Sobe para 12 número de mortos em tiroteio em base militar nos EUA; 31 ficaram feridos

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Atualizada às 22h12

Doze pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas nesta quinta-feira (5) em um tiroteio na base militar de Fort Hood, em Kileen, no Estado norte-americano do Texas, informou o Exército.
  • Ben Sklar/AFP

    Mulher de soldado fala ao telefone com parentes e amigos em frente ao Fort Hood, no Texas



Segundo o general Bob Cone, um dos atiradores morreu e outros dois foram capturados.

De acordo com o general Rusell Honoré, antigo subcomandante da base, os soldados armados portavam rifles M16.

O Pentágono não deu mais detalhes do incidente e ainda não se sabe se as vítimas são civis ou militares.

As autoridades destacaram equipes de emergência da base militar para fazer o atendimento às vítimas.

O congressista John Carter disse à "MSNBC" que o tiroteio ocorreu durante uma cerimônia de graduação no centro de formação de soldados.

O presidente Barack Obama foi informado sobre o ocorrido na base, que está temporariamente fechada, e acompanha a situação.

Em discuros, Obama chamou o tiroteio de "uma horrível explosão de violência". Ele disse que é uma tragédia perder soldados em batalhas fora do país, mas que é mais trágico ainda eles ficarem sob fogo cruzado em uma base militar em solo norte-americano.

"Meus primeiros pensamentos e orações estão com os feridos e com as famílias das vítimas, assim como com aqueles que vivem e trabalham em Fort Hood", expressou o presidente.

Veja a localização de Fort Hood



A segurança nas bases militares dos EUA foi reforçada. O FBI (polícia federal americana) descarta motivações terroristas por trás do episódio.

Fort Hood é a maior base militar dos Estados Unidos e possui programas de reabilitação de soldados que sofrem da síndrome de estresse pós-traumático, destacou Carter.

A base abriga o III Corpo do Exército, a IV Divisão de Infantaria e a I Divisão de Cavalaria, unidades com intensa participação na guerra do Iraque.

Situada no coração do Texas, a 100 km ao norte da capital do Estado, Austin, Fort Hood tem cerca de 880 km2 e abriga ao menos 52.000 soldados e muitos civis. Um vídeo oficial de apresentação da base a define como o maior empregador do Texas.

Fort Hood sempre foi descrita como extremamente segura e é conhecida como o "grande lugar", pelas condições de vida que oferece.

*Com informações das agências internacionais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -1,03
    3,860
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h36

    1,62
    99.200,61
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host