UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

03/12/2007 - 08h13
Bali recebe governos e ONGs para discutir mudança climática

Bali, Indonésia, 3 dez (Lusa) - Representantes de todo o mundo estão reunidos em Bali, Indonésia, para 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que tem como objetivo definir as metas de emissão de gases após o fim do período de validade do Protocolo de Kyoto, em 2012.

Até 14 de dezembro, a conferência reúne em Bali representantes de 180 países, com delegações oficiais, grupos técnicos e organizações não-governamentais.

Estarão em Bali os signatários do Protocolo de Kyoto. A conferência termina, na segunda semana, com uma série de encontros intergovernamentais.

O ponto central da conferência será a discussão da necessidade ou não de limites obrigatórios de emissão de gases para a atmosfera.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, já afirmou que Washington mantém suas razões para não fazer parte do Protocolo de Kyoto, continuando a favorecer a tecnologia - e não a regulação - para controlar a emissão de gases.

A União Européia, ao contrário, já estabeleceu o seu próprio objetivo de reduzir as emissões em 20% até 2020 e pretende que a conferência de Bali crie limites obrigatórios de emissão para o período pós-2012.

A conferência de Bali é a primeira a ser realizada após um painel independente de cientistas ter concluído que as alterações climáticas são "muito provavelmente" causadas pela atividade humana.

Em discussão estarão também formas de ajudar os países em desenvolvimento a aderir a compromissos como o Protocolo de Kyoto e enfrentar o aquecimento global.

O secretário-executivo da conferência, Yvo de Boer, pediu à comunidade internacional "passos concretos" para enfrentar as alterações climáticas.

Yvo de Boer sublinhou a urgência das medidas na sua mensagem de boas-vindas aos delegados da conferência de Bali.

"Precisamos tomar medidas urgentes, considerando as previsões de mudança climática e as necessidades correspondentes de adaptação global", afirmou Yvo de Boer.

"No contexto das alterações climáticas, as projeções de crescimento econômico para os próximos 20 anos e a procura por energia, especialmente nos países em desenvolvimento, apontam para a necessidade urgente de tornar estas tendências mais verdes", destacou o o secretário-executivo da conferência.

Portugal, que participa da conferência com a responsabilidade de assumir atualmente a Presidência da União Européia, participa levou para Bali uma delegação governamental e três organizações ambientalistas.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA