UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

13/12/2007 - 14h30
Drogas pervertem economia de Guiné-Bissau, afirma ONU

Washington, 13 dez (Lusa) - O dinheiro da droga está pervertendo a economia de Guiné-Bissau e "apodrecendo a sociedade", afirmou diretor executivo do Departamento para as Drogas e Crime da ONU (UNODC), Antonio Maria Costa, no Conselho de Segurança.

O organismo da ONU se reuniu na quarta-feira para debater sobre o país africano, com uma palestra do diretor da representação da ONU para apoio da Paz em Guiné-Bissau, Shola Omoregie, além de Antonio Maria Costa.

O diretor executivo do UNODC ressaltou a ameaça representada pelo tráfico da cocaína para o país e seus vizinhos e apelou à comunidade internacional para garantir que o país africano continue recebendo ajuda suficiente, a curto prazo, para "não entrar em colapso".

Segundo Costa, o valor do comércio da droga em Guiné-Bissau é maior do que todo o rendimento internacional. "O dinheiro da droga está pervertendo a economia e apodrecendo a sociedade. Usando ameaças e subornos, os traficantes de drogas estão infiltrando as estruturas do Estado e atuando impunemente".

O representante da ONU disse ainda que o sistema judicial e policial de Guiné-Bissau não tem meios para enfrentar "a aliança entre grupos criminosos estrangeiros e figuras locais poderosas".

Na reunião de quarta-feira, o Conselho de Segurança analisou também uma carta do secretário-geral, Ban Ki-moon, recomendando que o mandato da representação da ONU no país seja prorrogado por mais um ano.

Também foi proposto que a representação seja transformada numa "missão integrada", mas não foi anunciada nenhuma decisão sobre o assunto. Apesar disso, foi decidido que Guiné-Bissau vai passar a contar com o apoio da Comissão de Construção da Paz da ONU.

O grupo foi criado no ano passado e conta atualmente com um fundo de US$ 144 milhões (R$ 255,3 milhões). Guiné-Bissau será o terceiro país a receber apoio desse fundo, depois de Serra Leoa e Burundi.

Em comunicado, a ONU diz que o Conselho de Segurança decidiu apoiar um pedido para esse apoio, feito pelo governo guineense, estando previsto que a comissão inicie consultas sobre a ajuda a conceder segunda-feira.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA