UOL Notícias Notícias
 

08/05/2008 - 21h56

Para perito, Portugal deve levar ameaças da Al-Qaeda a sério

Lisboa, 8 mai (Lusa) - O especialista espanhol no fenômeno do terrorismo Fernando Reinares disse nesta quinta-feira, em Lisboa, que Portugal deve levar "muito a sério" as ameaças terroristas da Al-Qaeda.

"Nenhum país europeu ocidental pode ignorar que o terrorismo internacional é um sério desafio e uma ameaça. Portugal está logicamente incluído em todas as ameaças da Al-Qaeda", afirmou o diretor do Programa de Terrorismo Global do Real Instituto Elcano.

Principal conselheiro do primeiro ministro espanhol, José Luís Zapatero, para as questões do terrorismo, Reinares disse que o discurso da Al-Qaeda tem mudado nos dois últimos anos e que Portugal passou a estar incluído.

O especialista ressaltou que Portugal e Espanha têm diferentes níveis de ameaça, devido à população de origem muçulmana na Espanha, de onde podem se formar células e redes radicais de recrutamento.

"Há uma certa orientação dos terroristas para surpreenderem com ações países que estão menos preparados para reagir aos ataques terroristas", afirmou.

Sobre a eventual existência de células em Portugal, Reinares disse que "o terrorismo é global e os seus elementos encontram-se em muitos lugares do mundo".

"Não há nenhuma razão para pensarmos que Portugal está isento", afirmou, salientando que "ninguém pode garantir que não se vai repetir um atentado como o de 11 de março" de 2004, na Espanha.

O seminário internacional "Terrorismo - Desafios e Respostas", organizado pelo Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, reuniu em Lisboa ao longo de dois dias especialistas norte-americanos, espanhóis e portugueses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,07
    4,105
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    2,17
    91.946,19
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host