UOL Notícias Notícias
 

11/06/2008 - 07h32

Sem combustível, aeroporto de Lisboa pára de abastecer

Lisboa, 11 jun (Lusa) - A ANA - Aeroportos de Portugal suspendeu o abastecimento de combustíveis a aviões no aeroporto da Portela, em Lisboa, mas a medida não levou ao cancelamento de nenhum vôo até o momento, disse à Agência Lusa o porta-voz da empresa, Rui Oliveira.

"Não estamos tendo capacidade para reabastecer nenhum avião com exceção dos de emergência, militares e de Estado", declarou Rui Oliveira.

O porta-voz da ANA lembrou que as companhias aéreas foram alertadas na segunda-feira para este risco, conseqüência da paralisação dos caminhoneiros, que está impedindo a chegada de combustível ao aeroporto da capital portuguesa.

Os aviões da TAP estão abastecendo nos pontos de origem, no caso dos vôos de médio curso, e fazendo escalas técnicas em aeroportos como o do Porto e o de Funchal, na ilha da Madeira, no caso das viagens longas, segundo Isabel Palma, do gabinete de comunicação da companhia aérea portuguesa.

"No médio curso, a TAP opta por fazer abastecimentos no exterior. No longo curso, a avaliação e a escolha dos locais de abastecimento é feita caso a caso", disse Isabel Palma à Lusa.

A responsável apontou o caso de dois vôos que partiram na manhã desta quarta-feira para Brasília e Rio de Janeiro e que abasteceram no aeroporto do Porto. Já um vôo para Salvador ia abastecer em Funchal "por se localizar na sua rota".

Isabel Palma admitiu que a situação está causando atrasos nas ligações aéreas, mas garantiu que nenhum vôo foi cancelado até o momento.

O aeroporto de Lisboa, onde a TAP tem sua base operacional, é abastecido diariamente por cerca de 60 caminhões-tanque e tem reservas para três dias.

Na noite de terça-feira, chegaram ao aeroporto apenas 12 caminhões, o que, segundo Rui Oliveira, deu apenas para repor as reservas.

O porta-voz da ANA sublinhou que não são registrados problemas de abastecimento nos aeroportos do Porto e de Faro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,59
    5,352
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,24
    98.937,16
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host